
Os motociclistas adeptos do Moto Wheeling, popularmente conhecido como “Grau”, reivindicam ao poder público municipal de Ipiaú a criação de um espaço adequado para a prática da modalidade. O pedido tem como objetivo garantir mais segurança aos praticantes e afastar a atividade das vias públicas.
O GIRO ouviu o administrador do perfil 073graueart no Instagram, página voltada para este público. Ele ressaltou que o esporte é frequentemente mal interpretado pela sociedade devido à falta de conhecimento sobre a prática. Também destacou que o grupo não apoia manobras nas ruas e defendeu a necessidade de um espaço específico.

“Nós das 073 também não apoiamos grau nas ruas, por isso pedimos um espaço. O 244 é um esporte como qualquer outro, porém discriminado e marginalizado pela sociedade. Nós só queremos um local seguro para praticar. Temos campos para futebol, pista de skate, quadra para vôlei e futevôlei… por que não um espaço para o grau?”, questionou.
A reivindicação ganha força ao lembrar que, em setembro do ano passado, Ipiaú sediou um evento de Grau no estacionamento da Praça de Eventos Álvaro Jardim, reunindo um grande público de espectadores e praticantes. A então candidata à prefeitura, Laryssa Dias, hoje chefe do Executivo municipal, esteve presente na ocasião, e ouviu as demandas dos praticantes do Grau. Eles esperam que a prefeitura avalie a proposta e viabilize um espaço seguro para a realização das manobras, evitando conflitos e garantindo que a prática ocorra dentro de um ambiente adequado. (Giro Ipiaú)