A ARTE ABSOLUTA DE MARIA LEONOR LEAL JAQUEIRA
A noite do próximo dia 4 de abril promete ser intensa no Casarão de Zé Américo. Além do lançamento do livro “Personagens de Ipiaú”, do escritor e jornalista José Américo Castro, acontecerá a exposição de artes plásticas e fotografias da saudosa Maria Leonor Leal Jaqueira, “Lolô” para os mais chegados a ela. A artista nos deixou um legado de arte absoluta, em todas as vertentes do seu forte sentimento criativo. A vernissage inaugura a noitada que ainda contará com apresentações musicais, coreografia e muita poesia.
Lolô ingressou na arte como autodidata. Da sua essência brotaram traços, cores, figuras emblemáticas, concretas, abstratas, surreais e por demais reais, no sentido da sua figura que de tanta beleza não suportou o fardo da vida material. Deixou saudades e aquela vontade de lhe ver fazer mais. Nascida em Ipiaú, na data de 25/12/1954, Maria Leonor ingressou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia em 1985.
Ainda estudante realizou a sua primeira exposição, com três trabalhos, numa coletiva de xilogravura na Galeria Canizares, no ano de 1988. Três anos depois participou da Semana de Arte e Cultura de Ipiaú, no Rio Novo Tênis Clube, ocasião em que expôs 20 obras de técnicas variadas (monotipia, pastel, carvão, pintura acrílica sobre papel, acrílica sem tela e xilogravura). Em 1998, a convite da Casa da Cultura de Ipiaú, abriu o Salão de Artes Plásticas, com 23 obras que abrilhantaram ainda mais a Festa de São Roque, naquele ano. Depois realizou exposição individual no Restaurante Natural Ramma, em Salvador.
FIEL ÀS SUAS IDEIAS
Lolô não se considerava ligada a grupos ou escolas. Sua arte é livre e independente. Procurou ser fiel às suas ideias e prosseguiu criando. Tornou-se amiga dos tropicalistas, esteve algumas vezes com Maria Bethania, Gal Costa e Caetano Veloso. Mais que isso viveu um grande amor com o engenheiro e fotógrafo Cydelmo Teixeira, irmão do grande Cid Teixeira, um dos mais conhecidos historiadores baianos, famoso pela memória prodigiosa, especialmente acerca da história da Bahia e da cidade de Salvador. Lolô fez tudo com intensidade e seguiu viagem na arte abstrata do infinito.
DANIELA BORGES EMPOSSA DIRETORIA DA OAB/IPIAÚ
A Presidenta da OAB, seccional Bahia, Daniela Borges, empossou no último dia 12 de março a nova diretoria da Subseção de Ipiaú para o triênio 2025/2027. A cerimônia no Auditório Euclides Neto, contou com a participação do vice-presidente da seccional, Hermes Hilarião, dentre outras autoridades da ordem, além de grande parte dos advogados que integram a subsecção. Na oportunidade, a presidenta disse acreditar que os novos diretores da Subseção, honrarão a história das diretorias antecessoras e trarão muitas novidades para a região. Disse ainda da luta pelo fortalecimento das prerrogativas da advocacia e da necessidade de nomeação de juízes titulares para as comarcas, inclusive a local. É de extrema necessidade a presença de um magistrado respondendo pela Vara Civil da Comarca de Ipiaú. A falta de um juiz titular tem possibilitado o emperramento de muitos processos e com isso prejudicado os interesses das partes e o pleno exercício da advocacia, Daniela Borges ressaltou que a Ordem vem acompanhando diligentemente as investigações do assassinato da advogada ipiauense Gal Barbosa. A diretoria da subseção de Ipiaú (triênio 2025/2027) encontra-se assim constituída: Presidente- Paulo César Silva e Silva Júnior; Vice-Presidente – Alida Tiziane de Araújo; Secretário Geral – Lúcio Ribeiro Fonseca Júnior; Secretário Adjunto – Ivo Santos de Miranda Filho; Diretora Tesoureira – Raine Costa Gomes.
INDICADO
Ainda na solenidade de posse da nova diretoria da subseção, a presidenta da OAB/Bahia, sugeriu o nome do advogado José Carlos Britto de Lacerda( Zito) para receber a Comenda Barachisio Lisboa, concedida aos profissionais mais experientes e que completaram 50 anos de atividade. Acontece que o indicado tem que esperar mais cinco anos para ser condecorado com a honraria, já que ele soma 45 anos no exercício da profissão. Em breve estaremos postando uma entrevista com este competente jurista. O nome da comenda homenageia o advogado Barachisio Lisboa, ex-presidente da OAB Bahia e bastante conhecido pelo seu notável saber jurídico e sua cultura advocatícia.
JUVENAL MAYNART NO EXERCÍCIO DA PATERNIDADE
E eis que o administrador de empresas Juvenal Maynart Cunha se vê novamente na sublime missão da paternidade. Agora é o tempo todo paparicando o caçula Júlio César, fruto da sua união com Ellen Prince. O trio forma uma família bonita e feliz. Júlio César haverá de herdar muito do império de bondade, sabedoria e benfeitorias do seu pai que tem muito beneficiado a Bahia e, sobretudo a nossa região cacaueira. Recentemente o prefeito de Itabuna, Augusto Castro reconheceu o valor de Juvenal através de uma nota de Agradecimento Especial com o seguinte teor: “Nossos sinceros agradecimentos ao ex superintendente da Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento e atual titular da diretoria-geral da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado, senhor Juvenal Maynart Cunha, por sua valiosa contribuição para a concretização do Projeto mais Água para a Cidade – o maior programa de abastecimento de água da historia de Itabuna. Seu compromisso e dedicação são verdadeiramente inspiradores”.
A atuação de Juvenal Maynart também foi eficaz na diretoria da CBPM quando da implantação da mineradora de níquel em Itagibá, assim como na Superintendência da Ceplac nos estados da Bahia e Espírito Santo e posteriormente como Diretor Geral da Ceplac no Brasil. Juvenal também deu contribuição fundamental para a implantação da estrutura da Universidade Federal do Sul da Bahia, além do projeto do Parque Tecnológico do Sul da Bahia. Ainda coube a ele o projeto do Centro de Inovação do Cacau que tem o objetivo de construir, consolidar e difundir conhecimento sobre o cacau e o chocolate de qualidade, com foco na melhoria da produtividade, qualidade e rastreabilidade das amêndoas. Muito mais coisa boa consta do currículo de Juvenal Mayanart Cunha que é um dos membros mais importantes do MDB na Bahia, tendo ingressado nesta agremiação politica a convite do saúdo ex-prefeito de Ipiaú, Hildebrando Nunes Rezende.
CONCURSO
Buscando valorizar a produção audiovisual realizada por agentes culturais e moradores da cidade, a Voo Audiovisual, no ensejo do 4º Circuito Cine Éden, promove um concurso para premiar vídeos de curta metragem. A premiação para o vídeo vencedor é de R$2 mil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de março pelo formulário disponível neste link ou no site oficial do 4º Circuito Cine Éden. A seleção integra o processo de curadoria da Mostra Curta no Bar, na qual serão exibidas produções de realizadores e artistas ipiauenses, a fim de valorizar a cultura audiovisual local. Serão premiados até cinco vídeos nas modalidades de ficção, documentário, animação, videoclipe e videoperformance. Os curtas selecionados irão compor a mostra, concorrendo à premiação no valor de R$ 2 mil, que será concedida a um filme eleito por Júri Popular em votação realizada durante a sessão, que acontecerá no dia 24 de abril, às 19h.
NO CAMINHO DA MEDICINA
Mais uma jovem ipiauense mostra seu talento e prepara-se para seguir na missão de curar pessoas, salvar vidas. Indi Lara de Jesus Sales, 18 anos, filha do contador Nerivaldo dos Santos Sales, o popular “Gaso”, e da professora Joanice Maria de Jesus, foi aprovada no vestibular de Medicina, pela Uneb, obtendo a nota máxima na redação. A garota fez o ensino fundamental e médio completo em escola pública. Boa parte do ensino fundamental ela cursou em uma escola do distrito de Valentin, município de Boa Nova, porém concluiu concluí essa etapa da sua vida estudantil no Colégio Ângelo Jaqueira, em ‘Ipiaú. Já os dois primeiros anos do ensino médio foram cursados no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, atual CIEBTEC, enquanto o 3° ano foi no Colégio Estadual de Ipiaú. Paralelo à conclusão do ensino médio Indi Lara fez o cursinho Pré-Enem do Santo Agostinho. Foi lendo, ouvindo música boa, assistindo filmes e séries interessantes que ela construiu uma boa bagagem de repertórios não só para a redação, mas para a vida. Biologia, matemática e história são as matérias que Indi mais gosta, até então.
“A trajetória não foi fácil, tive diversos obstáculos durante esse período e conciliar o Ensino Médio e o estudo para os vestibulares principalmente para um curso tão concorrido foi um grande desafio, mas com o apoio dos meus familiares, de todos que acreditavam em mim, e das minhas amigas que ajudaram o processo a se tornar mais leve foi crucial para a minha aprovação e é muito importante manter o equilíbrio, cuidando tanto da saúde física quanto da emocional durante esse processo. Gostaria de motivar todos os estudantes a persistirem atrás de seus sonhos e acreditarem que são capazes de realizarem todos os seus objetivos, acreditem em vocês”, conta a nova acadêmica. Indi Lara revela que sempre sonhou em cursar medicina e que agora o sonho começa a ser realizado e ganhará a condição de missão em favor de quem precisa. Decerto, seu tio, o saudoso vereador Mario Santos Sales( Neto Fala Fina), estaria muito feliz com o sucesso da sobrinha.
ANIVERSÁRIO DE FUTUCA
Nesta quarta-feira, 19 de março, Ibirataia está em festa por dois importantes motivos: é o dia de São José, padroeiro da comunidade católica local, e a data do aniversário do prefeito Sandro Futuca (MDB) que em menos de 100 dias de gestão já realizou importantes ações administrativas e avança para dotar o município de grandes realizações. Sandro Futuca completa 53 anos de vida e goza de muito carisma junto ao povo da sua terra. Ele nasceu no distrito de Algodão e foi eleito prefeito com 13.027 votos, tendo como companheiro de chapa o ex-vereador e advogado Caio Pina (PSB).
FAMÍLIA RIBEIRO CELEBRA 96 ANOS DE DONA CLARICE
A família Ribeiro esteve reunida na comemoração 96 anos de dona Clarice, uma pessoa sensível e gentil que se destacou por sua bondade e talento na arte sacra. Tadeu Ribeiro um dos seus filhos esteve presente no evento, juntamente com sua esposa Reni e outros familiares. Clarice é filha de Lotavino Ribeiro, um dos pioneiros de Ipiaú. O patriarca foi membro da primeira Câmara de Vereadores do município, instalada no ano de 1936, e formou com dona Amelita uma das mais proeminentes famílias tradicionais desta cidade.
Há muitos anos dona Clarice reside em Salvador, onde desenvolveu seus dons artísticos e fez sucesso com suas coleções de santos revestidos , tendo realizado concorridas exposições no foyer do Teatro Castro Alves, no Othon Palace e outras importantes galerias. Seus conterrâneos ipiauenses tiveram a oportunidade de contemplar tão bela arte em mostra no Salão do Plenário da Câmara Municipal. Essa exposição fez parte dos eventos comemorativos do cinquentenário do município. Clarice tem três filhos: Tadeu Ribeiro, César e Marcus, quatro netos e dois bisnetos.
ODONTOPEDIATRIA ESPECIALIZADA
Ipiaú e região já pode contar com o atendimento de uma odontopediatra, especializada e mestranda, em uma das melhores universidades da América Latina, USP. Com vasta experiência em atendimentos em São Paulo e Minas Gerais, a Dra. Cássia Brandão, a mais nova integrante da equipe da renomada clinica Oral Center, promete entregar além da sua competência, um atendimento humanizado aos seus pacientes. A Odontopediatra, muito simpática e competente, expressa sua gratidão ao modo carinhoso como foi recebida na cidade em que cresceu e estudou. A Doutora que na infância foi cliente da dentista Patrícia Limongi, também é filha da escritora Elenilda Brandão é só gratidão e inspiração por onde passa. Seja muito bem-vinda, Dra. Cássia, Ipiaú e região só tem a ganhar com seu profissionalismo e cuidado com as nossas crianças.
NAS MÃOS DA PRIMEIRA DAMA
A primeira-dama e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia, Prof.ª Tatiana Velloso, recebeu três obras da literatura do Território de Identidade do Médio Rio das Contas: “O Adolescente (Des)conectado em Teias de Relações” e “Celular, por favor, Seja Meu Amigo”, de autoria da Profª Dra. Elenilda Brandão, além de Cartas para José Américo”, idealizado por ela e escrito por vários autores de Ipiaú e região. Os livros chegaram às mãos da primeira dama, através do diretor comercial da COPAG, Fred Jordão dos Santos, no evento Alimentos, que contou com a presença de centenas de empresários baianos. O Adolescente (Des)conectado em Teias de Relações, traz importantes resultados sobre a influência dos smartphones nas relações empreendidas pelos adolescentes, enquanto, Celular, por favor, seja meu amigo, traz diálogos com adolescentes e pessoas de todas as idades, numa linguagem simples e descontraída, orientações para o uso inteligente e ético do celular, tendo excelente aceitação entre as famílias, educadores e os próprios adolescentes.
FEIRA DE LIVROS
Prossegue na Praça Rui Barbosa, centro, a Feira do livro de São Paulo, SP. Nesta segunda vez em que se instala em Ipiaú, a feira traz uma grande diversidade de títulos, gêneros e autores. Biografias, romances, religiosos, infantis, históricos, gibis, poesias, são encontrados no espaço com preços a partir de R$ 10,00. Um bom público tem comparecido ao local demonstrando assim que nossa comunidade valoriza a leitura.
FAZEDORES DE CULTURA
O secretário Caio Braga e outros fazedores de cultura de Ipiaú durante uma audiência com o objetivo de traçar a programação do lançamento livro “PERSONAGENS DE IPIAÚ, a ser lançado na noite do próximo dia 4 de abril, no Casarão de Zé Américo.
BONS TEMPOS
O Areão dos Dez, depois batizado de Zezito Amaral, precisa ser revitalizado pelo município. Nos bons tempos era uma praia muito bonita e importante área de lazer para a população. Dali saíram grandes jogadores de futebol que brilhara no Estádio Pedro Caetano e trouxeram glórias para Ipiaú quando atuaram na seleção local pelo Campeonato Intermunicipal e outras competições. O zagueiro Kiu e o lateral Matheus, são dois exemplos daqueles elencos maravilhosos. Na foto um sexteto bem entrosado: Cold, Kiu, Laercio, Evaldo, Matheus, e Silvio,. Com certeza fez bonito na área da beira rio e arrancou aplausos dos torcedores que os assistia.
ASSÉDIO: UMA PRÁTICA ABOMINÁVEL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu, em favor da moralidade no setor público, o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida que então foi acusado da abominável pratica de assédio sexual. Lula considerou que a situação do ministro era insustentável. O exemplo do presidente deve ser acatado em outras esferas do poder. Na Bahia do Governador Jerônimo Rodrigues que tem com Secretária Estadual da Saúde uma mulher, não cabe proteção, cumplicidade e conivência a assediadores. Quem ocupa um cargo de direção em um órgão público, numa unidade de saúde, por exemplo, não pode extrapolar suas atribuições, nem se achar no direito de assediar de qualquer maneira, seja ela sexual ou moral. Pior ainda quando tal pratica se dá no ambiente de trabalho.
Ao que parece a coisa acontece mais perto do que imaginamos. O pior: com a conivência de outras autoridades, sobretudo colegas de trabalho, alguns dos quais hierarquicamente superiores ao acusado. Insinuação explicita ou velada, configura a pratica de assédio sexual. Espalhar rumores ou boatos ofensivos sobre a pessoa, ou seja: a vítima, está no condenável elenco das características de assédio no trabalho.
Muito pior: dizem que tem vitimas que não denunciam e ainda depõe em favor do assediador. Consciência comprada ou pressionada, covardia. Conivente conveniência. Quem nunca foi vitima de assédio não pode depor em favor do agressor. Uma maçã podre pode estragar um barril inteiro. A metáfora indica que um individuo problemático pode contaminar, ou influenciar negativamente todo o grupo. Não cabe corporativismo em favor de tal pessoa.
TOO BRASIL
A organização de defesa das mulheres vitima de violência sexual, ME TOO BRASIL, comenta: “Como ocorre frequentemente em casos de violência sexual envolvendo agressores em posições de poder, essas vítimas enfrentaram dificuldades em obter apoio institucional pra a validação de suas denúncias.
Vítimas de violência sexual, especialmente quando os agressores são figuras poderosas ou influentes, frequentemente enfrentam obstáculos para obter apoio e ter suas vozes ouvidas. Devido a isso, o Me Too Brasil desempenha um papel crucial ao oferecer suporte incondicional às vítimas, mesmo que isso envolva enfrentar grandes forças e influências associadas ao poder do acusado.
A denúncia é o primeiro passo para responsabilizar judicialmente um agressor, demonstrando que ninguém está acima da lei, independentemente de sua posição social, econômica ou política. Denunciar um agressor em posição de poder ajuda a quebrar o ciclo de impunidade que muitas vezes os protege. A denúncia pública expõe comportamentos abusivos que, por vezes, são acobertados por instituições ou redes de influência”. Me Too Brasil é uma organização sem fins lucrativos dedicada à defesa dos direitos das vítimas de violência sexual, oferecendo escuta, acolhimento, além de atendimento psicológico, jurídico e assistencial. No caso do ministro demitido a referida ONG teve papel importante para que o Presidente tomasse a atitude necessária.