
Mais dois grandes painéis artísticos foram instalados em Ipiaú por iniciativa dos empresários da educação Etiene Paulo e Afonso André. As obras grafitadas nos espaços externos do Colégio Aprovado e da Escola Ciranda das Letras não apenas embelezam a cidade, mas também contribuem para a valorização estética e cultural de Ipiaú. Trata-se de um excelente exemplo a ser seguido.
O paredão do recém-construído galpão do Colégio Aprovado, localizado na Rua Isabel Santiago, no bairro da Conceição, recebeu uma obra de mais de 70 metros quadrados em homenagem ao porteiro Deilton Novaes Souza, conhecido como Jack. Com 48 anos, Jack é uma figura carismática e muito querida pela comunidade estudantil e demais integrantes do colégio.
No outro lado do prédio, na Rua Antônio Augusto Sá, já havia sido pintado, em maio de 2021, outro grande mural destacando a figura mítica do mestre Edvaldo Santiago, o professor Tatai, uma das principais referências da educação e cultura ipiauense.

O novo painel do Colégio Aprovado é assinado pelos artistas Rildo Moreira e Luciano Pipoca, que também participaram da obra anterior, juntamente com o ipiauense Ganash Áquila. Para a execução da grafitagem, foram utilizados 10 galões de tinta esmalte sintético em diversas cores, e o trabalho durou pouco mais de uma semana. A arte transmite uma mensagem de paz, ressaltando a força da amizade.
Os artistas Rildo Moreira e Luciano Pipoca residem em Ilhéus e possuem vasta experiência na arte do grafite, com obras reconhecidas em diversos estados brasileiros e até no exterior. Em Cabo Verde, na África, Rildo pintou um mural de cunho social em uma das ilhas do arquipélago.
Além de transformar o paredão lateral do galpão em um espaço de arte, o novo mural valoriza o ambiente escolar ao homenagear um homem simples e alegre, que recebe os alunos todas as manhãs com entusiasmo. A frase característica de Jack – “Você chegou!” – anunciada em voz alta e seguida de um forte abraço, tornou-se uma marca registrada do colégio. No mural, ele é retratado ao lado de dois alunos.
Trabalhando no Colégio Aprovado há 10 anos, Jack acumula mais de 25 anos de experiência como porteiro em instituições de ensino da cidade. Ele é casado com Marilene Souza Santos e pai de três filhos: Fabrine, Moisés e Andressa.
Além de sua função no colégio, Deilton também atua como Juiz de Paz, Capelão, pastor presidente de uma igreja evangélica no bairro Aparecida e é bacharel em Teologia. Ele ainda se destaca como cantor e compositor gospel. Honrado com a homenagem, afirma que o reconhecimento lhe dá ainda mais estímulo para continuar exercendo suas funções com amor e dedicação.
O projeto cultural do Colégio Aprovado incentiva a ocupação de espaços pouco utilizados em Ipiaú, tornando a cidade mais bonita e oferecendo uma importante vitrine para os artistas locais evidenciarem seus talentos.
Já o mural na Escola Ciranda das Letras tem uma temática infantil, transmitindo sentimentos de alegria, paz e respeito ao meio ambiente. (Giro/José Américo Castro)