
Uma moradora da Rua Edízio Macena Santos, no distrito de Japomirim, município de Itagibá, fez um alerta aos tutores de animais de estimação após a morte de sua gata, vítima de envenenamento. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, a mulher denunciou que casos como esse têm sido frequentes na localidade e que nenhuma providência foi tomada até o momento.
Segundo a denunciante, os animais estão sendo envenenados com chumbinho, um veneno altamente tóxico e de venda proibida no Brasil. A gata, que atendia pelo nome de ‘Branca de Neve’, ingeriu a substância e caiu em um local de difícil acesso, exigindo a intervenção do Corpo de Bombeiros para o resgate. Apesar dos esforços, o animal não resistiu. “É uma dor muito grande a gente perder o animal desse jeito”, lamentou a tutora.
A moradora afirmou ainda que a situação tem causado preocupação entre os donos de pets no bairro. “Quem faz uma maldade dessas com os animais é capaz de fazer qualquer coisa contra os seres humanos”, desabafou.
O envenenamento de animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), com pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. A comunidade pede que as autoridades tomem providências para investigar o caso e evitar novas ocorrências. (Giro Ipiaú)
Ver essa foto no Instagram