Giro Ipiaú

Presidente da Câmara diz que prefeita pediu aumento para si mesma e recuou só após a repercussão negativa

Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Ipiaú, vereador Edson Marques, comentou a recente votação que aprovou o reajuste salarial dos servidores públicos e rejeitou o aumento proposto pela própria prefeita para o cargo que ocupa, além do vice-prefeito e dos secretários municipais. Segundo ele, a decisão foi tomada de forma unânime pelos 13 vereadores, e reflete um posicionamento claro em defesa do bom uso do dinheiro público.

“A valorização dos servidores é justa e necessária. Eles são a base do funcionamento da administração municipal. Mas é inaceitável tentar incluir, no mesmo projeto, um reajuste para quem já recebe quase R$ 30 mil por mês e ainda divulgar dizendo que pediu para retirar o reajuste”, afirmou Edson.

Assim que o projeto foi protocolado pela prefeita, sete vereadores — entre eles o próprio presidente — se mobilizaram para apresentar uma emenda que retirasse os trechos relativos ao aumento para os cargos comissionados de primeiro escalão. Para Edson Marques, a iniciativa foi uma resposta à tentativa de avançar com um reajuste que não condiz com a realidade econômica do município.

“O que nos causou ainda mais estranheza foi a prefeita, depois da repercussão negativa, apresentar um ofício tentando retirar o reajuste que ela mesma pediu. E ainda fora do prazo. Isso demonstra falta de responsabilidade com o que se propõe e um desrespeito ao processo legislativo”, criticou.

O presidente da Câmara também destacou que os valores economizados com a rejeição da proposta serão direcionados para iniciativas mais urgentes. Entre elas, está a criação de um programa de transporte gratuito para universitários, defendido pelos vereadores como uma prioridade real da cidade.

“Nossa obrigação é com o povo, não com privilégios. Estamos atentos, fiscalizando e fazendo o que precisa ser feito: colocar o interesse coletivo acima de interesses pessoais”, concluiu Edson Marques. Veja ofício 

*Ascom/Câmara Municipal de Ipiaú