
A partir desta terça-feira (1º) o Governo da Bahia vai aumentar de 17% para 20% a alíquota do ICMS que incide sobre compras internacionais. Assim, ficará mais caro para os baianos adquirirem produtos em lojas como Shopee, Shein e AliExpress, conhecidas por ofertarem preços mais populares.
Para o deputado estadual Sandro Régis (União Brasil), a medida é mais um duro golpe que o governo do PT dá, estrangulando ainda mais o poder de compra das famílias baianas.
“Veja que já estamos vivendo um tempo de caristia, com o preço dos alimentos nas alturas, e mesmo assim o PT não diminui essa sanha incontrolável de arrecadação”, critica Régis.
Ele observa que, diferente da Bahia, outros 17 estados decidiram não elevar a incidência do ICMS sobre as compras internacionais, mesmo havendo uma orientação do Conselho Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) para proceder com o reajuste.
“Lembrando que o governo federal retirou em agosto do ano passado a isenção de imposto de importação para compras de até US$ 50. Ou seja, estamos vendo numa ação coordenada do governo federal e do governo estadual tirando tudo que pode das pessoas. É no mínimo lamentável”, completa Sandro Régis.