
Pela segunda vez nesta semana, funcionários de uma empresa terceirizada que presta serviços à BahiaGás realizaram um protesto contra o atraso no pagamento de salários. O ato aconteceu na manhã desta quarta-feira (2), na Avenida César Borges, em frente à sede da companhia, em Jequié.
Durante o protesto, os trabalhadores atearam fogo em pneus, interrompendo parcialmente o tráfego na via. Segundo o Blog Marcos Frahm, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e controlaram as chamas, enquanto a Polícia Militar esteve no local para conter os ânimos e dialogar com os manifestantes.
A empresa apontada pelos trabalhadores como responsável pelos salários é a CGN, supostamente contratada para gerenciar os pagamentos. Segundo informações, o escritório da CGN, que funcionava em Jequié, foi fechado recentemente, o que aumentou a insatisfação dos empregados.
Revoltados com a situação, os trabalhadores deixaram o local após o fim da manifestação, mas prometeram continuar cobrando providências. Até a postagem desta matéria, a CGN não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Já a BahiaGás emitiu um comunicado. Confira:
A Companhia de Gás da Bahia — Bahiagás informa que, em atendimento às demandas dos trabalhadores do Consórcio Gás Natural Bahia (CGN), após tratativas com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-BA), na terça-feira (1º) foi homologado pela 4ª Vara do Trabalho de Salvador um acordo para pagamento das verbas trabalhistas que estavam pendentes por parte da JFE Empreendimentos e Construções LTDA e TD Construções, Redes e Instalações de Gás LTDA, empresas que
formam o Consórcio.
O valor, inclusive, já foi transferido na terça-feira pela Bahiagás à Justiça do Trabalho para ser repassado ao Sintepav-BA, que fará o pagamento aos trabalhadores do CGN.
É importante enfatizar que a Bahiagás vem cumprindo integralmente com suas obrigações junto ao Consórcio, não havendo, por parte da Companhia, qualquer pendência. Contudo, ciente das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores, a Bahiagás, desde o início do impasse, vem buscando alternativas justas e viáveis para assegurar o cumprimento dos compromissos contratuais por parte das empresas contratadas, de maneira a garantir os direitos dos profissionais.
Além disso, a Bahiagás segue comprometida com a regularidade dos seus serviços e trabalha para restabelecer, o mais breve possível, a normalidade das atividades no empreendimento.