
Pela primeira vez desde o início da série de levantamentos realizada pelo instituto Quaest, a violência aparece como a maior preocupação da população brasileira. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (2) e revelam uma mudança significativa nas prioridades dos brasileiros em relação aos problemas do país.
De acordo com a pesquisa, 29% dos entrevistados apontaram a violência como sua maior inquietação. Na última sondagem, realizada em janeiro deste ano, esse índice era de 26%, empatado dentro da margem de erro com as chamadas “questões sociais”, que também marcavam 23%.
A categoria “questões sociais” abrange temas como fome, pobreza, miséria e a situação de pessoas em situação de rua. Na pesquisa mais recente, esse grupo de preocupações manteve os 23% e agora divide a segunda colocação com a economia, que registrou 19%.
Outros temas citados pelos entrevistados foram saúde (12%), corrupção (10%) e educação (7%).
Ranking das maiores preocupações dos brasileiros, segundo a Quaest:
-
Violência: 29%
-
Questões sociais (fome, pobreza, miséria, etc): 23%
-
Economia: 19%
-
Saúde: 12%
-
Corrupção: 10%
-
Educação: 7%
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 27 e 31 de março. Foram ouvidas 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 120 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.