
A cidade de Ruy Barbosa, no interior da Bahia, escolheu neste domingo (6) sua nova prefeita. Eridan de Bonifácio, do MDB, foi eleita com 51,51% dos votos válidos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao lado do vice Nildo, também do MDB, ela assumirá a gestão do município, localizado a cerca de 320 km de Salvador.
A eleição suplementar foi convocada após a anulação do pleito de 2024, quando a candidatura de Bonifácio (MDB), marido de Eridan, foi indeferida por decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em razão de sua inelegibilidade.
Com o apoio da coligação “Para Reconstruir Ruy Barbosa” — formada por MDB, PL, Republicanos e PMB —, Eridan superou nas urnas o adversário Dr. George, do PSD, que ficou com 48,49% dos votos.
Eridan Martins de Araújo Dourado, de 69 anos, é natural de Lençóis, na Chapada Diamantina, e atualmente exerce o mandato de vereadora. Aposentada, ela já havia disputado a prefeitura em 2020, mas não obteve êxito.
O vice-prefeito eleito, o empresário Nildo, tem 55 anos, é natural de Ruy Barbosa e compôs a chapa vencedora como representante da força política local.
Com a vitória, Eridan de Bonifácio será a nova responsável por conduzir os destinos da cidade, marcada por um cenário político conturbado e que agora inicia um novo capítulo com expectativas de reconstrução e estabilidade.