
Kayan Ícaro Menezes de Jesus, de 11 anos, jogava bola com os amigos em frente à sua casa, em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), momentos antes de sentir “uma dor forte no peito”. O mal estar ocasionou o óbito da criança no dia 02 de abril.
Segundo relatos da mãe, Niely Menezes, o menino havia interrompido a brincadeira dizendo aos colegas que estava com o “coração fraco” e que iria beber água na casa da avó. “Quando ia beber água, ele abaixou de dor e pediu socorro baixinho”, contou, emocionada. Kayan foi rapidamente socorrido por familiares e vizinhos e levado ao Hospital Municipal Célia Almeida, onde foi encaminhado à sala vermelha da unidade. Apesar dos esforços da equipe médica, o garoto não resistiu.
A mãe informou que Kayan não possuía histórico de problemas cardíacos ou outras doenças graves. “Ele não tinha problemas de saúde. Só uma má formação congênita na mãozinha e no pé esquerdo”, explicou. De acordo com Niely, o menino realizava exames de rotina com frequência e o último eletrocardiograma não apresentou alterações.
Apaixonado pelo Esporte Clube Vitória, Kayan sonhava em assistir a um jogo do time do coração no estádio Barradão. Em uma última homenagem, a mãe se despediu com palavras de ternura: “Você era puro, doce, bondoso, caridoso. Só tinha bons adjetivos para mamãe falar. Você realmente era uma criança de outro mundo”.
Entre os vizinhos e amigos, o sentimento é de comoção e saudade. Um dos moradores descreveu o menino como humilde, estudioso e cheio de sonhos. “Corria na rua leve como o vento, a bola nos pés um sonho a girar, com amigos em risos e doces momentos…”, escreveu em homenagem.
A certidão de óbito de Kayan indica “morte súbita a esclarecer”, e o caso foi registrado pela 21ª Delegacia Territorial de São Francisco do Conde, que aguarda os resultados dos exames para esclarecer as causas da morte. *Com informações do Correio 24h