
Oito em cada dez brasileiros afirmam sentir medo de serem assaltados ao verem motocicletas se aproximando nas ruas. É o que mostra uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (12). De acordo com o levantamento, 55% dos entrevistados dizem sentir muito medo nessas situações, enquanto 26% relatam sentir um pouco de medo. Apenas uma minoria não demonstra receio.
O estudo também avaliou outras nove situações do cotidiano, como o uso de transporte público e o hábito de mexer no celular em locais públicos. Em todos os casos, o número de pessoas que relatam sentir medo supera o daqueles que dizem não ter receio.
Realizada entre os dias 1º e 3 de abril, a pesquisa ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais em 172 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O sentimento de medo aparece com mais frequência entre mulheres do que entre homens, independentemente da situação abordada. A idade também influencia os resultados: quanto mais velhos os entrevistados, maior é a sensação de insegurança em praticamente todas as circunstâncias.
Curiosamente, mesmo com essas variações no sentimento de medo, a percepção sobre a evolução da criminalidade no último ano é semelhante entre as diferentes faixas etárias.