
Na manhã desta terça-feira, foi realizado um café da manhã especial com representantes de sete associações de pequenos produtores rurais de Ipiaú. O encontro marcou a assinatura dos contratos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que garante o fornecimento de alimentos da agricultura familiar para a merenda das escolas municipais.
As associações participantes foram: Carlos Marighella, Cajueiro, Fazenda do Povo, Córrego de Pedras, Braço Pequeno, Sapucaia e Bom Sem Farinha. O momento celebrou mais que uma formalidade: foi a confirmação do compromisso da gestão com a valorização do homem e da mulher do campo, promovendo renda, dignidade e inclusão produtiva no município.
Durante o encontro, foi servido um café da manhã preparado com produtos oriundos da própria agricultura familiar — uma amostra da qualidade e do cuidado com que esses alimentos são produzidos.

“É com muita alegria que celebramos este momento. A assinatura do contrato do PNAE representa oportunidade para nossos produtores e mais qualidade na alimentação escolar. Seguimos firmes no propósito de fortalecer a agricultura familiar e de garantir que os recursos públicos beneficiem quem trabalha com dedicação no campo”, destacou a prefeita Laryssa.
Através do PNAE, ao menos 30% dos recursos destinados à merenda escolar devem ser investidos em alimentos adquiridos diretamente da agricultura familiar. Essa política pública representa um importante instrumento de desenvolvimento econômico e social no campo, ao mesmo tempo em que leva alimentos saudáveis e de qualidade para as escolas.
A gestão municipal reafirma seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e com políticas que promovam o desenvolvimento sustentável, o bem-estar das comunidades rurais e a segurança alimentar dos estudantes de Ipiaú. *Fernando Canuth / Decom PMI