Giro Ipiaú

Arcebispo de Salvador candidato a papa embarca para o Vaticano

Foto: Bruno Toledo/Arquidiocese de Brasília

Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, viajou para o Vaticano, na noite de terça-feira (22). O cardeal, que recebeu o título de cidadão baiano no mês passado, é um dos sete brasileiros aptos a participar do conclave, votação que irá definir o novo pontífice. O religioso também vai acompanhar o funeral do papa. A cerimônia foi iniciada nesta quarta-feira (23), com a chegada do corpo à Basílica de São Pedro.

O arcebispo de Salvador chegou ao Aeroporto Internacional de Salvador por volta das 21h30, acompanhado de representantes da Arquidiocese. Dom Sergio atendeu fiéis, que pediram fotos.

O religioso foi nomeado membro da Congregação para os Bispos pelo Papa Francisco. A congregação é um dos principais órgãos da Cúria Romana, responsável pela criação das dioceses e nomeação de bispos. Natural de Dobrada (SP), Dom Sergio virou cardeal pelas mãos do Papa Francisco, em 2016. Antes de chegar a Salvador, foi arcebispo em Teresina e Brasília.

Em coletiva de imprensa realizada após a morte do papa Francisco, na segunda-feira (21), Dom Sergio falou sobre a possibilidade de ser o novo papa. “Nós vamos ter esse momento em que toda a Igreja será convidada a rezar pela eleição do futuro papa. Quanto às especulações [sobre a viabilidade de ser o novo papa], elas sempre existem, mas nós sabemos que o Espírito Santo sempre surpreende a Igreja. Nos últimos conclaves, tivemos surpresas”, disse. *Com informações do Correio 24h