
Na última segunda-feira, a estudante Estéfane Andrade, do 3º ano do curso de Agroindústria com Ênfase em Chocolate do CETEPMRC, de Ipiaú,foi destaque no podcast “Fala, Jero”, conduzido pelo governador Jerônimo Rodrigues. Durante o episódio, Estéfane compartilhou sua experiência e destacou as possibilidades que a Educação Profissional oferece na Rede Estadual de Ensino da Bahia.
Ao falar sobre o impacto do curso em sua vida, Estéfane ressaltou que a educação técnica abriu portas para o mercado de trabalho. Atualmente, ela realiza estágio na Escola Fábrica do Chocolate do CETEPMRC, um espaço que integra teoria e prática de maneira exemplar. Como demonstração do conhecimento adquirido, a estudante presenteou o governador com barras de chocolate produzidas no laboratório da instituição. Ela detalhou cada etapa do processo — desde a seleção dos grãos, torrefação, moagem, até o ajuste da manteiga de cacau para alcançar 50% de concentração — sempre destacando os rigorosos padrões de qualidade seguidos.

Além do chocolate, Estéfane abordou seu projeto de Iniciação Científica, no qual recebeu medalha pelo programa do CNPq “Meninas e Mulheres na Ciência”. Intitulado “Afrobeauty: tônico capilar à base de folha de goiabeira e óleo de coco”, o projeto tem como orientadora a professora Maysa Lobo.
A estudante também apresentou a linha de biocosméticos Cocoa’s Face, feita com nibs de cacau para criar esfoliantes naturais. Esse projeto inovador, orientado pela professora Rosilma Rodrigues, despertou admiração no governador.
Impressionado, Jerônimo Rodrigues elogiou as iniciativas da jovem: “É inspirador ver uma jovem unindo ciência e empreendedorismo. Investir em educação profissional é garantir o futuro dos nossos territórios.”
O episódio do podcast também destacou o esforço do governo em investimentos como infraestrutura, formação de professores, escolas em tempo integral e programas que colocam os estudantes no centro das políticas públicas.