Giro Ipiaú

Gestão pública moderna: Congresso discute alta performance e uso da IA no setor público

Evento aconteceu em Salvador

O IX Congresso Baiano de Controle Interno e o II Encontro dos Controladores do Estado da Bahia reuniram em Salvador autoridades, gestores públicos e especialistas para debater avanços na transparência, na eficiência e no fortalecimento das controladorias municipais.

Entre os destaques do evento, duas palestras chamaram a atenção pela relevância e atualidade dos temas apresentados. Rondinelle Ribeiro, membro da diretoria da UCIB, conduziu a palestra “Liderança e Times de Alta Performance”, trazendo reflexões sobre a importância da gestão estratégica de pessoas no setor público. “Equipes de alta performance são fruto de líderes preparados, que inspiram, capacitam e direcionam. A liderança é a chave para a transformação na administração pública”, destacou Rondinelle.

Palestras de Rondinelle e Gustavo foram destaque no evento

Já Gustavo Costa apresentou a oficina prática “Inteligência Artificial Aplicada nas Atividades da Administração Pública e das Controladorias”, discutindo como a IA pode revolucionar os processos administrativos, a fiscalização e a tomada de decisões. “A inteligência artificial não é mais futuro, é presente. As gestões e controladorias precisam estar preparadas para essa nova era com responsabilidade e visão estratégica”, afirmou.

O evento, que foi encerrado nesta terça-feira (30), contou com a participação de mais de 350 pessoas, entre controladores, gestores, auditores e representantes de diversos municípios baianos. Realizado no auditório do MP/BA, o congresso consolidou-se como um espaço essencial de diálogo, capacitação e fortalecimento das controladorias internas, promovendo inovação, transparência e excelência na gestão pública.

Além disso, o congresso contou com a participação de importantes órgãos de controle e fiscalização, como o TCM/BA, TCE/BA, TCU, CGU e MPE, reforçando o compromisso conjunto com a boa governança e o controle social.