
Motoristas enfrentaram grandes dificuldades nesta terça-feira (6), segundo dia da interdição total da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi, no sul da Bahia. A principal rota alternativa — o desvio da Veracel — ficou coberta de lama após as chuvas da madrugada, agravando a situação no local.
Durante a manhã, uma carreta deslizou em uma ladeira do desvio e ficou atravessada na pista, bloqueando parcialmente o tráfego e causando congestionamento.
Segundo o site Radar News, o desvio possui cerca de 76 quilômetros, dos quais apenas 22 km são pavimentados. O trajeto inclui rodovias estaduais e uma ponte construída há menos de dois anos. Em condições normais, o percurso pode durar até três horas para caminhões e ônibus e cerca de uma hora e meia para veículos leves.
Por conta das condições da via, a rota alternativa é recomendada apenas para veículos leves e serviços essenciais, como ambulâncias, viaturas e ônibus de transporte público.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a ponte interditada será submetida a testes estruturais nos próximos 15 dias. Após essa avaliação, o órgão decidirá se será possível a recuperação da estrutura ou se será necessário demolir e construir uma nova ponte. A definição está prevista para ocorrer até o final de maio.
Ver essa foto no Instagram