
O governo federal pretende realizar um rigoroso pente-fino para identificar, com precisão, quais aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram realmente prejudicados por descontos indevidos em seus benefícios. Somente após essa triagem será iniciado o processo de devolução dos valores.
Segundo apurou o portal Metrópoles, a medida foi confirmada por integrantes do Palácio do Planalto e tem como objetivo evitar que beneficiários não afetados pelas fraudes sejam indevidamente contemplados com o ressarcimento.
Na última segunda-feira (5), a Casa Civil promoveu uma reunião para tratar dos detalhes do plano. Um novo encontro deve ocorrer nos próximos dias, também no Palácio do Planalto, com o intuito de avançar nas negociações.
A expectativa do governo é de que o anúncio oficial sobre o início do ressarcimento ocorra até a próxima semana. Além de compensar as vítimas do esquema de descontos ilegais, o plano também será utilizado como resposta política diante da crise que culminou na exoneração do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.