Giro Ipiaú

Produtividade e inovação no cacau: Ubatã sedia evento com foco no futuro da lavoura

Foto: Divulgação

O município de Ubatã será cenário do “Dia de Campo – O Futuro da Alta Produtividade no Cultivo de Cacau”, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, com apoio de entidades como Bahiater, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Sebrae. O evento ocorrerá no dia 21 de maio, na Fazenda Betel/Nutricau (Ubatã), das 8h às 17h.

A iniciativa visa capacitar produtores locais e da região para aumentar a produtividade e sustentabilidade na cacauicultura, resultando em maior rentabilidade para os agricultores, além de abordar através de atividades práticas, o controle de pragas, polinização do cacaueiro e uso de drones na lavoura.

Entre os palestrantes confirmados estão Milton Conceição (CEPLAC), especialista em clonagem e enxertia de cacaueiros; a engenheira agrônoma, Catarina Cotrim (ADAB) e o engenheiro agrônomo Ângelo Gonçalves (Ecoagro Consultoria Agrícola). Durante o seminário, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre técnicas sustentáveis e avançadas de cultivo e discutir experiências bem-sucedidas na região. As palestras acontecerão na Fazenda Betel e as atividades práticas acontecerão na Fazenda Nutricau, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e aplicada.

O secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Maurício Pereira, destacou a importância do evento para a cacauicultura em Ubatã e região e fez um convite.

“Convidamos a todos para o Dia de Campo, contamos com a presença dos agricultores familiares e dos produtores de grande e médio porte de Ubatã e das cidades vizinhas. Convidamos também os secretários e gestores para participarem, pois é um incentivo à cacauicultura de nossa região. O foco é a sustentabilidade e produtividade. Terá sorteio de brindes e entrega de equipamentos para a Associação do Uruçu. Contamos com vocês”, declarou o titular.

As inscrições serão iniciadas em breve e a organização do evento divulgará o formulário de inscrição no perfil (Instagram) da Prefeitura de Ubatã e de instituições apoiadoras do Seminário.

Com a Bahia liderando a produção de cacau no Brasil, eventos como este são fundamentais para consolidar o estado como referência mundial na produção sustentável e de alta qualidade.