
A Capela Sistina expeliu fumaça preta no final da tarde desta quarta-feira (7), indicando que os cardeais reunidos no conclave não chegaram a um consenso sobre quem será o novo papa. Como prevê o protocolo do Vaticano, a cor da fumaça sinaliza o resultado da votação: preta, quando nenhum nome atinge os dois terços necessários para a eleição, e branca, quando o novo pontífice é escolhido.
O resultado já era amplamente esperado, já que, historicamente, dificilmente o papa é eleito na primeira votação do conclave. O colégio de cardeais, atualmente formado por 115 eleitores com menos de 80 anos, seguirá com as deliberações na quinta-feira (8), segundo dia do conclave, com até quatro rodadas de votação previstas.
A agenda de quinta-feira (horário de Brasília) prevê:
-
5h30 – Primeira votação do dia. Caso haja consenso, a chaminé da Capela Sistina emitirá fumaça branca. Se não, não haverá fumaça;
-
7h – Segunda votação. Se o papa for eleito, haverá fumaça branca. Caso contrário, fumaça preta;
-
12h30 – Terceira votação. Resultado positivo será sinalizado com fumaça branca. Caso negativo, sem fumaça;
-
14h – Quarta e última votação do dia. Fumaça branca indicará a escolha do novo papa; preta, a continuidade do processo.
Milhares de fiéis continuam reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano, aguardando com expectativa o anúncio que definirá o novo líder da Igreja Católica. A escolha do papa é um dos momentos mais emblemáticos e acompanhados da Igreja em todo o mundo. Até lá, os olhos continuam voltados para a chaminé da Capela Sistina.