
No primeiro dia de missão oficial na China, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou do Seminário Empresarial China-Brasil, organizado pela Apex Brasil, onde apresentou a cerca de 400 empresários chineses o potencial energético e tecnológico do estado.
Com destaque para a produção de energia limpa — 98% proveniente de fontes renováveis — Jerônimo destacou o ambiente seguro para investimentos, os incentivos fiscais e a localização estratégica da Bahia como fatores atrativos para negócios internacionais.

O evento contou com a presença de autoridades brasileiras e representantes ministeriais, e despertou o interesse de empresas que procuraram a comitiva baiana em busca de mais informações sobre oportunidades de investimentos. A expectativa é que a missão resulte em parcerias nas áreas de inovação tecnológica, inteligência artificial, química, petroquímica e desenvolvimento sustentável, fortalecendo ainda mais a relação bilateral entre a Bahia e a China.
Além do seminário, o governador participou de reuniões com o presidente Lula e representantes de empresas chinesas, incluindo a Windey Energy, que firmou parceria com o SENAI-CIMATEC para criar um centro de pesquisa em energia eólica na Bahia.
A ação visa fomentar soluções inovadoras em energia renovável e armazenamento energético. Ao final do dia, Jerônimo também esteve presente no encerramento do seminário, que teve pronunciamento de Lula reforçando a importância estratégica da cooperação entre Brasil e China.