
Os agricultores familiares da Associação Carlos Marighella tiveram a oportunidade de assistir, na manhã desta quinta-feira, 15, a uma interessante demonstração de aplicação de calcário, promovida pela Prefeitura Municipal de Ipiaú, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a CEPLAC.
A ação faz parte de um programa que visa capacitar os agricultores familiares do município à adoção de boas práticas no cultivo da terra, buscando, assim, uma maior produtividade nas culturas às quais se dedicam.
Durante a atividade, o técnico da CEPLAC, Célio Dorotéia, destacou a importância da aplicação adequada do calcário, explicando que a prática contribui para a melhoria da fertilidade do solo, o aumento da produtividade e a sustentabilidade das lavouras.

O técnico explicou que o uso correto do insumo, após a devida análise de solo — cujas amostras são previamente coletadas —, é fundamental para garantir o equilíbrio do pH do solo e a absorção eficiente dos nutrientes pelas plantas.
Em sua fala aos agricultores, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Poleandro Silva, afirmou que a demonstração reforça o compromisso da Prefeitura e da CEPLAC com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável no município.
Poleandro lembrou que, recentemente, a Prefeitura Municipal de Ipiaú, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, repassou a algumas associações de agricultores familiares um total de 200 sacos de calcário, oriundos do Programa Estadual Parceria Mais Forte, da Secretaria de Desenvolvimento Rural / CAR / CIMURC.
“Após a oferta do insumo, agora estamos buscando capacitar os agricultores sobre como aplicá-lo da maneira correta. A demonstração realizada pelo técnico Célio Dorotéia foi mais um passo nesse processo, que objetiva melhores condições de produção e mais oportunidades para as famílias rurais de Ipiaú, conforme deseja a prefeita Laryssa Dias”, destacou o secretário. (José Américo Castro – Decom / Prefeitura de Ipiaú)