Giro Ipiaú

Ipiaú realizará 1ª Caravana de Prevenção e Controle da Monilíase do Cacaueiro

Monilíase é uma doença que atinge o cacau

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), em parceria com o CONDETER (Conselho Estadual de Desenvolvimento e Planejamento Territorial – Médio Rio das Contas) e a Prefeitura Municipal de Ipiaú, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realiza, no período de 3 a 6 de junho, no CETEP Médio Rio das Contas, a 1ª Caravana de Prevenção e Controle da Monilíase do Cacaueiro e Cupuaçuzeiro.

O evento visa conscientizar e educar os produtores rurais do município e região a respeito da doença, que, em regiões endêmicas, tem causado graves problemas nas lavouras e grandes perdas econômicas aos produtores. A ideia da Caravana é que ela funcione como projeto-piloto e possa ser expandida para outras regiões da Bahia e até de outros estados.

A Monilíase é causada pelo fungo Moniliophthora roreri, que atinge os frutos em qualquer fase de desenvolvimento. A doença é caracterizada pela presença de um pó branco sobre os frutos – que são os esporos do fungo – e por danos que podem comprometer até 100% da produção, sendo considerada mais grave que a vassoura-de-bruxa.

Técnicos e engenheiros agrônomos da ADAB estarão em campo com o objetivo de avaliar a fitossanidade das lavouras no Território do Médio Rio das Contas e indicar aos agricultores os meios de prevenção da doença. Na oportunidade, produtores serão capacitados para atuarem como multiplicadores da ação preventiva. *José Américo Castro – DECOM/PMI