
A Prefeitura de Ipiaú segue homenageando o escritor e ex-prefeito Euclides Neto, em comemoração ao centenário do seu nascimento. A mais recente celebração ocorreu na tarde do último sábado (14), na Praça Rui Barbosa, com um evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, que uniu tradição junina e literatura, com foco na obra do célebre autor ipiauense.
A programação contou com uma quermesse animada, com brincadeiras típicas como jogo de argola, boca do palhaço e rabo do burro, que fizeram a alegria das crianças. Também houve estandes temáticos que destacaram projetos educacionais do primeiro semestre, o trabalho com mães atípicas, além de exposições do CRAS, da Secretaria de Saúde e do projeto “Artesanato com Amor e Inclusão”.
Presença da prefeita

Intitulado “Arrasta Pé da Educação celebra 100 anos de Euclides Neto – Um Tiquinho do Nordeste”, o evento mobilizou estudantes e professores de 11 escolas da Rede Municipal de Ensino, além de profissionais da área, e contou com as presenças da prefeita Laryssa Dias, da secretária de Educação Erlandia Souza e outras autoridades locais.
A coordenação do evento ficou sob a responsabilidade da professora Graciele Silva (Gal), com apresentação da professora Juliana Lino e cenografia da artista plástica Taninha. Em cena, estavam alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, sendo que os primeiros apresentaram a culminância dos projetos do semestre, enquanto os alunos do Fundamental 2 participaram de um concurso de sinopses inspiradas na obra de Euclides Neto.
O concurso

A releitura da obra “Comercinho do Poço Fundo”, em formato de cordel, apresentada pelos alunos do Colégio Municipal Maria José Lessa de Moraes, foi a grande vencedora do concurso. A performance teve roteiro e direção do professor de teatro Carlos Henrique.
Outro destaque foi a escolha do casal junino que melhor representasse a literatura euclidiana. O título ficou com os estudantes Renata e Rian. Também participaram do concurso alunos dos colégios Celestina Bittencourt, Altino Cosme de Cerqueira e Ângelo Jaqueira, que encenaram sinopses das obras “Os Magros”, “Os Genros” e “A Enxada”, respectivamente.
A culminância

A culminância das atividades pedagógicas das escolas do Fundamental 1 trouxe para a praça um verdadeiro “tiquinho do Nordeste”, com apresentações culturais inspiradas na música e nas danças típicas da região.
A Escola Adélia Matta, com oito alunos, apresentou o clássico “Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga. Já a Escola Agostinho Pinheiro também se inspirou no Rei do Baião, com o número “Forró no Escuro”. A Escola Edvaldo Santiago trouxe a música “Leão do Norte”, interpretada por Elba Ramalho, enquanto a Escola Florentino Pinheiro coreografou “São João de Todos os Tempos”, da banda Mastruz com Leite.
A Escola Leovícia Andrade apresentou um pout-pourri com as músicas “Saga do Vaqueiro”, “Amanheceu”, “Amar seus Defeitos” e “Meu Vaqueiro, Meu Peão”. A Escola José Mendes Andrade trouxe coreografias para “Disparada” e “Anunciação”, nas versões de Juliette e Wesley Safadão. Por fim, os alunos da Escola Pastor Paulo interpretaram a música “Senha”, do cantor João Gomes.
O evento reforçou o compromisso da Rede Municipal de Ensino com a valorização da cultura nordestina e a preservação da memória de Euclides Neto, figura essencial da história de Ipiaú. *José Américo Castro – DECOM/PMI