Giro Ipiaú

Professores contratados por processo seletivo em Ipiaú cobram pagamento do terço de férias

Foto: Reprodução

Professores contratados por meio de processo seletivo pela Prefeitura de Ipiaú procuraram a redação do GIRO IPIAÚ para denunciar o não pagamento do terço de férias referente ao período 2024/2025. De acordo com os educadores, apesar da renovação contratual e do cumprimento das atividades previstas, o direito previsto em lei ainda não foi repassado.

Segundo relatos, os contratos foram renovados por meio de um aditivo firmado em março deste ano, com validade até o dia 18 de junho. No entanto, mesmo após o período de férias ocorrido em janeiro de 2025, os valores do terço de férias não foram pagos.

Uma professora, que preferiu não ser identificada, explicou: “Nós, professores contratados do período 2023/2024, recebemos na gestão anterior, da ex-prefeita Maria. Entramos em março de 2023, renovaram nosso contrato por mais um ano e saímos de férias em janeiro de 2025 sem receber o terço de férias de 2024, que é um direito garantido por lei. Depois ainda houve um aditivo até o dia 18 de junho. Estamos aguardando uma resposta positiva.”

Ainda de acordo com os profissionais, uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Educação foi realizada no último sábado (14), mas o tema não chegou a ser discutido, gerando frustração entre os contratados.

Os educadores solicitam que a Prefeitura disponibilize, de forma transparente, os contratos dos professores que atuaram nos períodos 2023/2024 e 2024/2025, tanto os já desligados quanto os que permanecem em exercício, a fim de esclarecer a situação.

A reportagem do GIRO entrou em contato com a Secretaria de Educação de Ipiaú na manhã desta terça-feira (17). No entanto, até o fechamento desta matéria, no final da tarde, o órgão ainda não havia se pronunciado sobre o caso. O espaço permanece aberto para eventuais esclarecimentos.