Giro Ipiaú

Comunidade católica de Ipiaú se reúne em Missa Solene, procissão e confecção de tapete no dia de Corpus Christi

Foto: Divulgação

A manhã desta quinta-feira (19/06) foi marcada pela Celebração de Corpus Christi na Igreja Matriz de São Roque que é sempre celebrada 60 dias após a Páscoa e rememora a instituição da Eucaristia durante a Última Ceia e constitui-se em um ato de adoração à presença real de Jesus Cristo no sacramento do pão e do vinho.

Fotos: Divulgação

A missa solene celebrada por Padre Joelson foi seguida pela procissão onde o Santíssimo Sacramento foi levado as ruas da cidade, algumas das quais foram enfeitadas pelos tradicionais tapetes confeccionados com os diversos tipos de materiais (pó de café usado, serragem, areia, tintas) que expressam símbolos litúrgicos, como o cálice a cruz.

Fotos: Divulgação

A confecção dos tapetes foi feita na noite de quarta, seguindo a madrugada desta quinta-feira e mobilizou movimentos, pastorais e grupos da paróquia de São Roque.

Fotos: Divulgação

Segundo os registros da Igreja, Santa Juliana de Cornillon, em 1258, na Bélgica, numa revelação particular, teria recebido de Jesus o pedido para que fosse introduzida, no Calendário Litúrgico da Igreja, a Festa de Corpus Domini. A Solenidade em honra ao Corpo do Senhor – “Corpus Chisti” –, que hoje celebramos na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, mais precisamente depois da festa da Santíssima Trindade, é oficializada somente em 1264 pelo Papa Urbano IV, e desde então, tornou-se uma das celebrações mais importantes do calendário católico. *Pascom/Paróquia de São Roque – Ipiaú BA