
Com recursos próprios do município, a prefeita Laryssa Dias inaugurou, no final da tarde desta quarta-feira, 25, a obra de requalificação e ampliação da Praça do Ciclista Cristiano Badaró, localizada na Avenida Tancredo Neves, nas proximidades do Terminal Rodoviário de Ipiaú.
O equipamento conta com piso intertravado, iluminação em LED, assentos em alvenaria e madeira, canteiros gramados, paisagismo com arbustos, ponto de ônibus com cobertura, monumento ao ciclismo e outros detalhes que visam à melhoria contínua da cidade e à qualidade de vida de seus habitantes.

O monumento, em formato de uma bicicleta, é feito em aço inoxidável e está instalado em uma das extremidades da praça, cujo projeto de requalificação foi desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura. No logradouro, consta ainda a representação de uma pista de ciclismo e outros símbolos inerentes ao esporte. O ponto de ônibus com cobertura decorreu de uma indicação do vereador Naciel Ramos.

O ato inaugural foi prestigiado por vereadores da base governista, dentre os quais o presidente da Câmara, Edson Marques, secretários da Prefeitura, populares e parentes do homenageado com o nome do equipamento, além de representantes do Ipiaú Bike Clube, entidade que congrega cerca de 200 ciclistas e da qual o empresário Cristiano Moreira Badaró foi membro até falecer, aos 39 anos, em decorrência de um acidente automobilístico ocorrido no dia 6 de fevereiro de 2015.
Primeira obra

Em seu pronunciamento, a prefeita Laryssa Dias destacou que a requalificação da Praça do Ciclista veio a ser sua primeira obra como gestora do município e representa o respeito com os recursos públicos, a valorização da memória da cidade e o cuidado com as pessoas. Tais valores ela tem defendido desde quando foi empossada no cargo de prefeita de Ipiaú.
“Essa praça foi requalificada com recursos próprios do município, e, mais do que isso: foi feita com a mão de obra da nossa própria Prefeitura, com a força dos nossos servidores, aos quais eu agradeço profundamente. Isso mostra que, quando há vontade política e planejamento, é possível fazer muito com o que temos”, acrescentou a gestora.

Prosseguindo, a prefeita assegurou: “Essa é a primeira de muitas entregas que faremos. É o começo de uma jornada de transformação, de avanços concretos e de muito trabalho. E cada obra, cada requalificação, cada novo projeto será pensado com o mesmo cuidado, com a mesma seriedade e com a mesma responsabilidade com que cuidamos desta praça.”
Laryssa entende que requalificar uma praça não é apenas reformar o concreto, pintar os bancos ou plantar novas árvores. “Requalificar é revitalizar o sentimento de pertencimento, é criar espaços vivos, seguros, acolhedores, que promovam convivência, lazer, bem-estar. É devolver à cidade o orgulho de ver seus espaços públicos cuidados e bem utilizados.”
*Texto: José Américo Castro / Fotos: Janaina Castro