
A Festa de São Pedro de Ipiaú chegou ao fim nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 1º de julho, com absoluto sucesso. Tanto o público quanto a Prefeitura Municipal reconheceram que foi um dos eventos juninos mais animados da história da cidade.
O resultado foi fruto de um trabalho conjunto, sob o comando da prefeita Laryssa Dias, que, juntamente com toda a equipe administrativa, não poupou esforços para que tudo transcorresse da melhor maneira possível — desde a valorização da cultura e o fortalecimento da economia até o eficaz esquema de segurança. As estatísticas apontaram baixos índices de ocorrências.
A prefeita Laryssa Dias mostrou-se satisfeita e expressou sua alegria com o clima de paz e grandes emoções reinantes durante os quatro dias de festividades. “Foram momentos de confraternização, impulsionados pela música, dança e emoção, animados por grandes artistas nacionais e locais que fizemos questão de valorizar”, destacou.
Laryssa tem recebido reiterados elogios da imprensa e da população pela organização da festa, pelo bom atendimento aos visitantes, pela decoração e pela homenagem ao grande escritor Euclides Neto.
Diante do cenário encontrado em Ipiaú, um turista declarou: “Fiquei feliz pela valorização à tradição, à arte e ao pertencimento. Só tenho que parabenizar o município por esta festa tão bonita e organizada. Pretendo voltar aqui no próximo ano.”

A gestora afirma sentir-se com a certeza do dever cumprido por ter proporcionado ao povo de Ipiaú e região a melhor Festa de São Pedro do Brasil. Muitos dos artistas que se apresentaram no evento também compartilharam da mesma opinião.
O cantor e compositor Nattan, durante sua apresentação na última noite da festa, elogiou a magnitude da folia e classificou o evento como um dos melhores entre os quais já se apresentou.
A participação do artista foi viabilizada por meio de um edital de seleção pública promovido pela SUFOTUR (Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia). O São Pedro de Ipiaú também contou com o apoio da Caixa Econômica Federal, Embasa, Sicoob e Brahma.
A satisfação também foi percebida entre os ambulantes que trabalharam no circuito da festa. Laiane de Pina Ribeiro informou que, em termos de vendas, a edição deste ano superou a anterior. Ela adiantou que o lucro obtido será investido na construção de sua casa própria.
Entre os catadores de material reciclável, o movimento também foi positivo. Os profissionais da Associação Amigos Catadores de Ipiaú (AAI) atuaram no evento com equipamentos de proteção individual (EPIs) doados pela Atlantic Nickel, por meio de um convênio firmado com a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A presidente da entidade, Lucimaria Alves de Almeida, afirmou que a utilização dos EPIs e o apoio da Prefeitura foram fundamentais para o bom desempenho do trabalho.
Todas as secretarias da Prefeitura estiveram mobilizadas no planejamento, organização e execução do festejo. Destaca-se, em especial, o empenho da Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Eventos, responsável pela programação da grade de atrações e pelo resgate das tradições juninas.
A Secretaria de Saúde também esteve presente em todos os dias da festa, prestando atendimento de urgência. Foram registrados mais de 150 atendimentos na unidade montada no circuito.
Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb) atuou de forma contínua — antes, durante e após os festejos —, garantindo espaços limpos, organizados e preparados para receber o público com conforto e segurança. *José Américo Castro
Ver essa foto no Instagram