Quando a tireoide apresenta funcionamento alterado, é normal que alguns sintomas se manifestem, visto que ela é a glândula responsável pelo controle dos hormônios do organismo. Os problemas podem estar relacionados ao excesso de função da glândula – chamada de hipertireoidismo, ou pode estar com baixa atividade, conhecida como hipotireoidismo.
Os sintomas são diferentes. Normalmente, quando há o diagnóstico de hipertireoidismo o paciente manifesta sintomas como emagrecimento, dificuldade de concentração e agitação, já no hipotireoidismo as queixas são de facilidade para engordar, pele seca e fria, cansaço e queda de cabelo.
Alguns sintomas podem transmitir verdadeiros sinais de alerta para o paciente, que deve estar atento a sensações como:
– Aumento de peso ou emagrecimento
– Esquecimento e dificuldade de concentração
– Alterações de humor
– Palpitações e pressão alta
– Desconforto na garganta e no pescoço
– Prisão de ventre
– Sonolência, cansaço e dores musculares
– Queda de cabelo
É muito importante estar com as funções da tireoide ajustadas, pois seu funcionamento atua diretamente no coração, fígado, rins, concentração, estados emocionais, ciclo menstrual, metabolismo entre outras. O surgimento de nódulos na tireoide é extremamente frequente, principalmente em mulheres acima de 35 anos de idade.
Tanto o hipotireoidismo como o hipertireoidismo possuem tratamento, e para isso o médico solicitará exames laboratoriais. Quer saber mais? Fale conosco!
Clínica Sempre -centro, Ipiaú. Telefone (73) 3531 4622 e WhatsApp: (73) 98848 3863