Após noventa dias de trabalho, entre catar, separar e compactar o material a reciclável, os catadores de Ibirataia, ligados a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Vale (ACMRV), contratada pela Prefeitura Municipal para realizar o serviço no município, realizou nessa quarta-feira, 18, o primeiro escoamento do material que recolhido.
O trabalho que é realizado por 15 catadores, coordenados por Jailson Oliveira, passa por coletar os recicláveis descartados, pela população, nos Eco Pontos espalhados pela cidade, encaminhar para o galpão onde eles mesmo fazem a separação e compactação de todo material.
Estão sendo enviados, nessa primeira comercialização, mais de 30 toneladas de material reciclável, contando com cerca de 12 toneladas de papelão, que está sendo destinado a uma fábrica em Santo Amaro, 2 toneladas de garrada pet, 6 toneladas de papel branco (livros, cadernos, etc) e outros materiais como ferro, PEAD (Polietileno de Alta Densidade), PP (Polipropileno) e Plástico Cristal, esses materiais são enviados para uma fábrica em São Paulo, onde são triturados e transformados em novos produtos.
Com essa iniciativa de valorização do trabalho dos catadores, a Prefeitura de Ibirataia, através da coleta seletiva realiza a primeira etapa das medidas de regularização do destino final do lixo, que em breve terá um aterro sanitário simplificado. *Nota da Prefeitura de Ibirataia/Coordenação de Comunicação