Giro Ipiaú

Na Mira da Notícia – por José Américo Castro

No comando da Secult

O ator e apresentador Caio Braga é a pessoa mais cotada para assumir a titularidade da recém-criada Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SECULT) do município de Ipiaú. Ele já faz parte da administração municipal, atuando na Diretoria de Cultura, goza da confiança da prefeita Maria das Graças, combina com o modelo do governo, tem bom trânsito na classe artística e visão de gestor. Enfim, preenche os requisitos necessários para o cargo. O convite já foi formalizado e a nomeação deverá ser publicada no Diário Oficial do Município.

Para a Diretoria de Cultura fala-se na produtora cultural, Roberta Gonçalves que é membro da Casa da Cultura de Ipiaú (Cacuip) e tem currículo de boas atuações no setor. As indicações dos nomes de Caio e Roberta foram bem avaliadas no Conselho Municipal de Política Cultural e no Coletivo Cultural de Ipiaú.

O pintor das mulatas
As seis facadas dadas na tela “Mulatas”, de Di Cavalcanti, por extremistas da direita que invadiram o Palácio do Planalto, tornaram ainda mais famosa a obra de arte, avaliada em R$ 8 milhões, e ao mesmo tempo trouxeram para o conhecimento de muitos a existência desse extraordinário artista. É oportuno informar, para quem ainda não sabe, que Di Cavalcanti (1897-1976) é “o mais brasileiro dos pintores modernistas”. Ele nasceu no Rio de Janeiro e foi batizado com o nome de Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo (1897-1976). É apontado como o idealizador da celebre Semana de Arte Moderna de 1922, e um dos grandes expoentes do modernismo no Brasil.Apesar da influência cubista e surrealista, vinda de Pablo Picasso e outros grandes mestres, Di Cavalcante foi um dos mais típicos pintores brasileiros pela representação dos temas populares, como o carnaval, as mulatas, o samba, as favelas e os operários. Ele também exaltou a figura feminina como ninguém, retratando a sensualidade e as curvas da mulher brasileira. A relevância de Di Cavalcanti e suas obras é incontestável, o que pode ser comprovado pelo valor de suas telas, que são disputadas, até hoje, por grandes leilões do Brasil e do mundo.

O Padre da Juventude
No último dia 8 de janeiro, o padre Marcio Luciano rezou a sua derradeira missa como titular da Paróquia de São Roque, em Ipiaú. Ele deixou bons exemplos e muita saudade na comunidade católica local, sobretudo, entre os jovens paroquianos. O pessoal do Grupo Vinde Jovem que abriga alguns artistas, a exemplo da cantora Larissa Souza, o ator Caio Braga e o músico Cleidinho Batera, testemunhou o quanto padre Márcio estimulou a evangelização pelas artes e amizade. O tanto de sabedoria que ele contém e transmite.Larissa Souza expressou seu sentimento ao jovem sacerdote com a seguinte mensagem: “Já estamos sentindo a sua falta. Suplicaríamos a Dom Giovanni para te deixar mais um ou dois anos na nossa paróquia, mas sabemos que a missão precisa se cumprir da forma que tem que ser cumprida. A você nossa eterna gratidão por tudo. Meu padre, ore por nós, ore por Ipiaú, ore pela juventude e conte sempre com nossas orações, nosso respeito e amizade”. Gratidão Pe. Márcio!

Na defesa do cacau
Na condição de Presidente da Câmara Setorial do Cacau do Estado da Bahia e dirigente da Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC), o médico Valnei Pestana participou na manhã da última quarta-feira, 18, de uma reunião com o novo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, objetivando levar a esta autoridade as demandas que afetam diretamente a produção e os produtor de cacau na Bahia e no Brasil. A audiência que contou com a participação de outros membros da ANPC, foi promovida pelo deputado Zé Neto-PT/Ba- o qual vem unindo forças com a entidade para defender os interesses da cadeia produtiva. Durante o encontro no Ministério da Agricultura, Valnei solicitou ao titular da pasta que volte a atenção para o programa de trabalho da CEPLAC e convidou o ministro para a conhecer o cultivo do cacau na Bahia e ver de perto a cabruca com sua exuberância e agregação do valor ambiental.

Amandinha em Whashington D.C.
Morando em Boca Raton, cidade localizada no condado de Palm Beach, na Flórida, há sete anos, a jovem ipiauense Amanda de Santana Oliveira, filha de Aracele e Arilton Oliveira, cresce distante da terra natal, enquanto absorve a cultura do primeiro mundo. Conhecimento cosmopolita. Aos 10 anos de idade, Amandinha fala o inglês fluentemente, sem esquecer do português, estuda na Whispering Pines Elementary School, tem comportamento exemplar em seu currículo escolar e notas A, ou seja, a máxima. Com tais requisitos a garota foi selecionada para o programa Safety patrol, o que lhe permitiu uma viagem cultural à cidade de Washington, District of Columbia, capital do país. Os pontos visitados foram: o Capitólio, a Casa Branca, o Museu Marter Luterking Júnior, o Cemitério Nacional de Arlington, o Museu do Holocausto, além da Suprema Corte Americana, Monumento de Whashington, Memorial Lincon e a Biblioteca do Congresso. A viagem, entre os dias 5 e 9 deste mês, teve a finalidade de levar os estudantes para um mergulho cultural na história dos Estados Unidos.

Em família
O competente médico Marcelo Costa com suas três talentosas filhas. Catarina recebeu nessa quinta-feira, 19, o diploma de graduação em Medicina pela Universidade Salvador (UNIFACS); Camila concluiu, neste mês, a residência médica, de três anos, em Otorrinolaringologia, no Rio de Janeiro, e Carolina, médica oncologista pela Universidade de São Paulo, atualmente fazendo doutorado em Paris. Todas na sublime missão de trabalhar pela saúde humana e salvar vidas. Vale lembrar que Marcelo Costa Silva é Doutor em hepatologia pela UFBA, e especialista em Gastroenterologia e Hepatologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH).

Júlio Caldas
O multi-instrumentista ipiauense Júlio Caldas, celebrando a proximidade do carnaval onde fará bonito executando, no bandolim e na guitarra baiana, clássicos do choro e do frevo, perolas dos trios elétricos de Dodô e Osmar e Tapajós. Ele faz um espetáculo de alta qualidade e que bem merece ser apresentado aos conterrâneos na terra natal. A Prefeitura precisa pensar nessa possibilidade.

Seresta com Sikiling
No próximo dia 28, um sábado, o cantor Álvaro Luis “Sikiling” estará mostrando toda a sua versatilidade em uma noite de seresta no restaurante Barbossa Petiscaria e Sushi. Ele vem preparando um repertório especial com clássicos do gênero e de certo não faltarão canções de Nelson Gonçalves, Altemar Dutra e Agnaldo Timotéo, dentre outros celebres seresteiros da MPB. Na mesma noite ocorrerá uma apresentação do cantor e instrumentista Gil Adryan. A experiência em bandas de baile fez com que Sikiling cante tudo o que tocam, mas ele é especialista no melhor do pop rock.

Horto Florestal
Ipiaú precisa despertar para as potencialidades dos seus recursos naturais. Eles atraem turistas e geram renda para o município. É de suma importância uma atenção especial ao Areão do Arara e ao Horto Florestal, sendo este um dos patrimônios mais significativos do nosso município.

Top da Galáxias
O desenhista Pedro Gabriel Castro, traz mais um excelente exemplar do seu talento na arte digital. Dessa vez o inconfundível estilo do artista utiliza o cenário intergaláctico para situar um dos seus personagens mais marcantes.

Na Comunicação de Ipiaú
Através do Decreto n.º 6.528, publicado na edição dessa terça-feira, 17 de janeiro, do Diário Oficial de Ipiaú, a prefeita Maria das Graças, nomeou a jornalista Daniella Gomes Muniz, para exercer o cargo de Diretora do Departamento de Comunicação Social da Prefeitura Municipal. “Danny Muniz”, como é mais conhecida a profissional, é natural de Itabuna, reside em Ubatã, e já atuou como Assessora de Comunicação e Imprensa nas prefeituras de Barra do Rocha e Gongogi, e na Câmara de Vereadores Ubatã. Danny é graduada em Jornalismo, pela Unime/Itabuna e graduanda em Letras Vernáculas na Universidade Estadual da Bahia –UNEB-. Também atuou como radialista em algumas emissoras da região. Se destaca também como excelente apresentadora de eventos.

Oportunidade/Proeja
O Complexo Integrado de Educação de Ipiaú (antigo Colégio Modelo) oferece a quem tem 18 anos ou mais, e que ainda não concluiu o Ensino Médio ou que já tenha concluído o Ensino Fundamental II, a oportunidade de concluir seus estudos integrado com um Curso Técnico. O PROEJA – Educação Profissional Para Jovens e Adultos tem duração de cinco semestres (dois anos e meio) nos quais são cursados o Ensino Médio juntamente com o Curso Técnico. Dessa forma, além de passar pelas disciplinas da base comum, os alunos também perpassam pelos componentes da base técnica de acordo com a área cursada. São ofertados os cursos técnicos em Administração, Nutrição e Dietética e Informática, que acontecerão todos os dias, de segunda à sexta, no turno noturno. Para realizar a matrícula os interessados devem se dirigir à secretaria do colégio nos dias 23 e 24 de janeiro, com a seguinte documentação: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS, cartão de vacina, duas fotos 3×4.

*Coluna produzida por José Américo Castro