Dos cinco tremores de terra registrados na Bahia neste ano, quatro aconteceram em Jacobina, no norte do estado, conforme foi informado pelo Laboratório Sismológico (LabSis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Apesar de já estarem acostumados com a situação, os moradores se assustaram com um tremor registrado na segunda-feira (16), de 2.7 de magnitude.
“Eu escutei um estrondo, levantei rapidamente para ver o que tinha acontecido e encontrei outros moradores também assustados com o que tinha acontecido. Foi uma sensação de medo, achei que a casa estava caindo”, contou o açougueiro Ramon Alves da Silva.
Desde que o laboratório sismológico foi instalado na região, em fevereiro de 2021, 100 tremores de terra foram registrados em Jacobina até terça-feira (17). Em 2022, 23 abalos sísmicos foram registrados no nordeste, sendo 18 na Bahia. Deste número, 11 foram em Jacobina, 5 em Jaguarari, um em Campo Formoso e um em Curaçá, todos municípios do norte do estado. *Com informações do G1