Brevemente, em data a ser definida, o novo Matadouro Frigorífico de Ipiaú estará pronto para a sua inauguração e pleno funcionamento. O abate teste realizado na manhã de quarta-feira, 8, comprovou que o equipamento se encontra em plenas condições de funcionamento.
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Poleandro Silva, representando a prefeita Maria das Graças e uma equipe técnica da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) acompanharam cada detalhe do teste e comprovaram a eficácia de cada setor do matadouro, desde os currais, até as câmeras de resfriamento da carne a ser consumida pela população.
O empresário Paulo Teixeira Fernandes, responsável pela concessão, lembrou que após cinco anos de reforma geral e ajuste do equipamento à legislação especifica, o Frinovo está pronto para cumprir a sua função social com um serviço de excelência. Quando estiver em pleno funcionamento, o abatedouro frigorífico terá capacidade de abater 100 cabeças de gado por dia, além de gerar 50 empregos diretos e dezenas de outros indiretos.
A unidade será favorável à cadeia produtiva circunvizinha, viabilizando o abate em cidades onde não há inspeção municipal, empresa ou indústria sob regime de inspeção estadual, ou seja, tudo passará a ser realizado em Ipiaú. Com a inauguração do matadouro o governo dá um passo muito importante pela eliminação do abate clandestino nesta região do Médio Rio das Contas.
A prefeita Maria das Graças enfatizou que segue na luta para devolver o trabalho digno para dezenas de famílias que dependem do equipamento. “ É mais um grande instrumento de investimento colocado à disposição da população ipiauense. Estou muito contente com esse teste inicial. Lutamos muito para que chegássemos a essa realização que permitirá segurança alimentar à população e boas perspectivas para os comerciantes de carnes em nosso município”, comentou a gestora.
O secretário Poleandro Silva reitera que o frigorifico se encontra em condições adequadas ao que determina a legislação, desde os cuidados com o bem-estar animal à comercialização da carne resfriada”. (José Américo Castro- DECOM Prefeitura de Ipiaú)