Giro Ipiaú

Ato solene na Câmara de Ipiaú celebra os 43 anos do PT e ressalta a militância nesta cidade

Evento teve participação de deputados

A militância continua comemorando o aniversário dos 43 anos do Partido dos Trabalhadores -PT- no Brasil. Em Ipiaú a festa foi na noite da última sexta-feira, 17, no Salão do Plenário da Câmara Municipal, com a participação de mais de 100 pessoas, dentre as quais dirigentes do partido em alguns dos municípios do Território do Médio Rio das Contas, além do deputado federal Jorge Solla. Lideranças de outras agremiações esquerdistas na Bahia, a exemplo do Parick Lopes (AVANTE), também prestigiaram a celebração.

Auditório da Câmara Municipal

Fundado em 10 de fevereiro de 1980, o PT é o maior partido de esquerda da América Latina, com mais de 1,6 milhão de filiados. O quadro de filiados em Ipiaú ultrapassa 300 pessoas e a tendência é de crescimento, pois novos simpatizantes já manifestaram interesse na filiação. Durante o evento foi confirmado o retorno do vereador Orlando Santos ao partido, entretanto, isso somente ocorrerá após a próxima abertura da “janela partidária”. Atualmente Orlando está filiado ao PP.

Emoções, alegrias e muitas lembranças caracterizaram o ato que teve como Mestre de Cerimonias a atuante Mônica Souza, do Projeto Mão Amiga, e contou com as presenças de militantes que fizeram a história do partido na cidade. Elinalva Bastos, Dr. Tião Ribeiro, Naciel Conceição, Antônio Lisboa, Feliciano, Ivone Santos, Pedro Bonfim, Orlando Santos, Cacau do ACM, Pasqual do MST, dentre outros, marcaram presença, sendo que alguns deles trouxeram depoimentos, relembrando de importantes momentos e de velhos companheiros.

ADILSON DUARTEOs nomes mais citados foram os do presidente Lula e do saudoso vereador Adilson Duarte, fundador do PT em Ipiaú. Também falaram de Nesmar Andrade, Angélica Guimarães, Ernesto da Ceplac, Gideon Bandeira, Chico Fubá, João Mamão e outros que estavam junto com Adilson na ocasião da fundação. Não deixaram de saudar os novos filiados, Ivan Santos, Hawk Andrade e Davi Cordeiro que chegam com bons propósitos e a força da renovação.

Na abertura da solenidade, o Presidente do Diretório Municipal do PT/Ipiaú, Marcelo Batista, citou que no Artigo 1º do estatuto do partido, onde consta: “O Partido dos Trabalhadores é uma associação voluntária de cidadãs e cidadãos que se propõe a lutar por democracia, pluralidade, solidariedade, transformações políticas, sociais, institucionais, econômicas, jurídicas e culturais, destinadas a eliminar a exploração, a dominação, a opressão, a desigualdade, a injustiça e a miséria, com o objetivo de construir o socialismo democrático”.

POLITICAS INÉDITAS

No encerramento, o deputado Patrick Lopes falou da base aliada das esquerdas na Bahia, enquanto o deputado Jorge Solla disse que com os governos do PT vieram políticas inéditas que colocaram os mais pobres no orçamento, garantiram emprego, saúde, moradia, educação, oportunidades de melhorar de vida dos mais carentes.

Solla lembrou que foi um dos fundadores do PT na Bahia e salientou que nestes 100 dias do atual governo Lula se tem muito a comemorar. Ele citou a volta do programa do programa “Minha Casa, Minha Vida”, cujo lançamento foi no interior da Bahia, e “Mais Médico”. Acrescentou que agora o desafio é apontar para um futuro em que o Brasil será protagonista no planeta e que o PT está pronto para os desafios de hoje e de amanhã. (José Américo Castro)