Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Prefeitura de Ipiaú, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou, nessa quarta-feira, 22, a 7ª Conferência Municipal de Saúde.
O evento aconteceu no auditório do Colégio Celestina Bittencourt e teve a finalidade de avaliar a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Plurianual –PPA- e do Plano Municipal de Saúde.
Na solenidade de abertura a prefeita Maria das Graças ressaltou a importância da conferência para discutir e aprovar propostas que visam possibilitar políticas públicas para o setor e lembrou que o momento era oportuno para que todos os participantes pudessem expressar suas demandas e pleitear ações e serviços para atender às necessidades de toda comunidade.
A secretária de Saúde, Laryssa Dias, aproveitou a oportunidade para homenagear a categoria das enfermeiras e enfermeiros e disse do tema do evento que traz proposito de refletir sobre a melhoria necessária para o SUS. “Como gestora de saúde posso afirmar que os desafios de fazer saúde pública e coletiva são vários, mas estamos certos que trabalhamos cotidianamente para a construção de um SUS mais real e humano, afim de atender aos anseios da nossa comunidade”, destacou a secretária.
PALESTRAS
Após a aprovação do regimento da 7ª Conferência Municipal de Saúde, cuja leitura foi feita pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vanessa Fonseca, a enfermeira Gabrielle Prazeres ministrou palestra com o tema “O Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para salvar Vidas”. Em seguida foi a vez do enfermeiro Alan Machado, do Núcleo Regional de Saúde explanar a respeito de como “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”. Na sequência aconteceu uma da conversa da plenária com os palestrantes.
EIXOS TEMÁTICOS E DELEGADOS
No período da tarde a Conferencia foi voltada para a discursão de três eixos temáticos voltados ao levantamento das principais questões relacionadas à saúde no município, sendo eles: “O Brasil que temos, O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas” e “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”.
Na sessão plenária final foram apresentadas e votadas as propostas definidas nos grupos de trabalho e eleitos os delegados e seus respectivos suplentes, que representarão o município na Conferência Estadual da Saúde. Os delegados são dos seguintes segmentos: Gestão, Trabalhadores e Usuários.
Representando a Gestão foram eleitos: Yasmin Silva Santos (titular) e Naama Santos de Jesus(suplente); os Trabalhadores em Saúde serão representados por Tanucha Barreto (titular) e Carla Franciele (suplente), enquanto os Usuários do SUS e são : José Vaz Sampaio(titular) e Marcia Maria Souza(suplente)
Texto-José Américo Castro/Fotos-Janaina Castro (Decom Prefeitura de Ipiaú).