É marcante para os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ipiaú as ações realizadas para eles pelas equipes do núcleo; desde palestras, oficinas, acompanhamento psicossocial, entre outros serviços de assistência Social, que tem como objetivo o fortalecimento da convivência com a família e comunidade, bem como a garantia de direitos. Atualmente há dois Centros no munícipio que atendem os inscritos na cidade, distritos e zona rural.
A exemplo do tema, a equipe do CRAS II realizou atividades nesta semana com as usuárias em Córrego de Pedras. Mais de 30 mulheres participaram de um momento de alongamento físico com o educador físico Uelson Barbosa, e posteriormente tiveram informações atualizadas sobre os programas de transferência de renda – BPC e Bolsa Família -. Esse 4º “Bate-papo com a comunidade” foi liderada pela psicóloga Thays Ribas e coordenadora do 2º núcleo Josy Cruz. Dúvidas foram tiradas com orientações de como aproveitar da melhor maneira os benefícios.
Além desses encontros, a equipe inclui na rotina a atualização de informações das pessoas acompanhadas pelo núcleo e que são também atendidas nos postos de saúde. Este é um trabalho intersetorial, ou seja, envolve o trabalho em conjunto das Secretarias da Assistência Social e Saúde. *Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú