A Prefeitura de Ipiaú, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nessa terça-feira, 30 de maio, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, com a temática “ Reconstrução do Suas: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
O evento no auditório do Colégio Celestina Bittencourt, reuniu trabalhadores do SUAS, gestores municipais, entidades da sociedade civil e usuários da assistência social, e contou com apresentações culturais, palestras, debates e propostas de melhorias para a Assistência social. A prefeita Maria das Graças foi representada pela secretária de Saúde, Laryssa Dias. Outras autoridades presentes no encontro foram a secretária Rebeca Câncio, da Assistência Social e Desenvolvimento, e os vereadores Naciel Ramos e Ivonilton Conceição.
Após a Leitura e Validação do Regimento Interno da Conferência, a conselheira do Conselho Tutelar, Juliana Brito, explanou sobre o tema do evento e em seguida foram apresentados os eixos temáticos: Financiamento; Controle Social; Articulação entre Segmentos; Serviços, Programa e Projetos; Beneficio e transferência de renda.
Concluída a apresentação dos cinco eixos, os participantes da conferência elaboraram propostas para a esfera Municipal, Estadual e Federal, as quais foram aprovadas pela plenária que também elegeu os delegados para a Conferência Estadual. Em seguida aconteceu a entrega de certificados.
Ao comentar a respeito dos resultados do evento, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rebeca Câncio, destacou que o momento foi muito proveitoso, sobretudo porque se demandou garantias de direitos. “Foram debatidas e deliberadas várias propostas voltadas ao processo de construção do SUAS que queremos, assim como avaliamos o SUAS que temos. Uma dessas propostas deliberadas é a captação de recursos para construção de novas unidades do CRAS, sedes próprias, e para benefícios eventuais. A Conferência Municipal, como marco de efetivação para políticas públicas, superou as expectativas no que se refere à mobilização, participação, debate, pactuação e construção”, concluiu a secretária. *José Américo Castro / DECOM Prefeitura de Ipiaú