ALUNOS DO CEI ASSISTEM BENÇAObjetivando proporcionar mais conhecimento sobre a sua proposta de ensino aos alunos da disciplina Cultura Popular e Patrimônio Cultural Corporal, turmas do 3° ano do Colégio Estadual de Ipiaú -CEI-, a professora Manoela Paulina conduziu os estudantes para assistirem, no Museu Histórico de Jequié, ao espetáculo BENÇA, mostra coreográfica da disciplina Estágio de Criação em Dança II: Dança e Contemporaneidade, do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB). A direção do espetáculo ficou a cargo da professora Maria Vânia Oliveira.A condução dos estudantes do CEI contou com o apoio da Prefeitura de Ipiaú, através da Secretaria de Cultura, e os resultados foram avaliados como muito positivos. Manoela Paulina que é graduada em Licenciatura em Dança pela UESB, tem dado uma boa contribuição para o fortalecimento da cultura contemporânea em Ipiaú, buscando sempre referencias na ancestralidade.
FORMAÇÃO DE PLATÉIAO secretário da Cultura de Ipiaú, Caio Braga parabenizou a iniciativa da professora Manoela e disse que comunga da mesma ideia com essas práticas apreciativa. “A arte de apreciar é mais uma ferramenta que deve ser prioridade na Secult. É por isso que vamos ter mais inciativa de atividades apreciativa, porque, além do intercâmbio cultura, que serve para ampliar nosso repertório, a atividade também contribui para formação de plateia”, explicou o secretário. Concluindo, Caio informou: “A expetativa é tenhamos outros momentos, ainda neste ano, com essas práticas, para nossa juventude e comunidade”.
GIVA MOREIRA LANÇA SINGLE“Além do Filtro dos Sonhos”. Este é o título do álbum que o cantor e compositor Giva Moreira vem preparando para brindar os amantes da boa música. Cada canção do álbum terá lançamento individual. O primeiro deles aconteceu com o single Tempestade e Bonança, lançado no dia três deste mês de junho. O Link está disponível em todas as plataformas digitais: Spotify, Deezer, Instagram, YouTube, Apple Music e outros.
O novo projeto de Giva bebe na fonte do rock progressivo dos anos 80, estilo que lhe inspira e impulsiona a seguir em frente. O artista também navega em outras vertentes musicais. Incursiona com muita competência, na MPB, Xote, Pop Rock, levando essas influências em seu repertório acústico com voz e violão. Curta no Instagram: @givamoreiraoficial.
TURISMO EM PORTUGALLuís e Zezé Moreira, juntamente com um grupo de parentes e amigos, fizeram um tour em Portugal. Conheceram as cidades de Lisboa, Porto, Sintra, Coimbra e Fátima. Se encantaram com as paisagens lusitanas, águas do Tejo, partidas para além mar. Navegaram em réplicas de caravelas, visualizaram castelos medievais, degustaram iguarias típicas, ouviram fados, conversaram com nativos. Se encantaram. Luís, Zezé, Rodrigo, Ricardo, Marina, Ariosto, Helena, Edmo, Carmen, Diego e Andreia, jamais esquecerão desses momentos em além mar.
FAMÍLIAJá disseram que a “família é a célula mater da sociedade”. Isto porque é a base, o fundamento, pois é nela que a pessoa é formada e educada para se relacionar com os outros, com as coisas, com o mundo que a circunda e integrar a sociedade à qual pertence. Uma família equilibrada é exemplo a ser seguido. A secretária de Saúde de Ipiaú Laryssa Dias, e seu esposo Daniel Dias, Diretor Geral do HGI, junto com as filhas Lara e Lívia formam uma bela família, compromissada com os laços de amor e solidariedade. Lembramos que no último dia 03 de junho, Daniel trocou de idade e se sentiu mais fortalecido para seguir na missão que lhe foi confiada. Laryssa continua no mesmo propósito.
CASAMENTO DE HASSANFoi no último dia 14 de maio, em Boca Raton, condado de Palm Beach na Flórida – Estados Unidos, o casamento do jovem ipiauense Hassan de Santana Oliveira com a paulista, de Campinas, Ariana Zaia Silva. O casal reside na cidade de Arlington, em Massachusetts, próxima a Boston, e está na expectativa do nascimento de Sofia, que terá cidadania norte americana. Ariana está no quinto mês de gravidez. Hassan é o filho mais velho de Arilto e Araceli Santana, ipiauenses que estão nos Estados Unidos desde 2016.
NIVER DE CARINO Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, é também o dia do nascimento de Carin Tadeu Ribeiro, funcionário do SAC-Ipiaú. A data foi comemorada, por ele e seus familiares, com um almoço no Restaurante Pimenta de Cheiro. Em volta da mesa estavam o aniversariante, o pai Tadeu Ribeiro a mãe Renidalva, o irmão Thiago, Tássia Leite, Cauê e Luna. Carin é uma pessoa muita querida por todos que lhes conhecem. É do bem, da paz e do amor. Vida longa, grande figura.
NO ENCONTRODepois de ganhar espaço na Mira da Notícia, a modelo e ativista ipiauense, Jô Silva (Jocenita Silva dos Santos), foi destaque em uma das edições do programa “Encontro” apresentado na Rede Globo de Televisão, por Patrícia Poeta e Manoel Soares. Jô Silva reside no Gurujá, em São Paulo, e foi moradora da Travessa Milton Pinheiro, no Bairro Novo. Ela é a atual Miss Brasil Planet Dreams Internacional, divide a condição de modelo profissional com a atividade de soldadora naval em um grande estaleiro. Também é membro atuante da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo e Secretária Adjunta de Assuntos Radicais da Força Sindical Nacional.
DE MÃOS DADAS COM O HOMEM DO CAMPOA Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Jitaúna que tem como titular o competente Edvaldo Peixoto (Badokinha), tem realizado importantes eventos em favor do desenvolvimento do município. Recentemente a pasta celebrou a Semana do Meio Ambiente doando mudas de essências florestais nativas com a finalidade preservar das espécies, proteger as áreas conservação, matas ciliares e nascentes, assim como de espécies frutíferas que poderão fornecer alimentos para a população e a fauna, em especial aos pássaros e outros animais silvestres.
Outros eventos foram as comemorações de um ano da instalação da Feira Agroecológica e de Economia Solidária do município e a entrega de certificados de “Agente Vacinador de Brucelose”, cuja capacitação se deu em parceria com a SEAGRI e ADAB. De mãos dadas com o homem do campo e com os demais cidadãos, o prefeito Marcelo Pecorelli e o secretário Edvaldo Peixoto (Badokinha), contribuem para que Jitaúna continue crescendo mais e mais.
UM PASSEIO NA HISTÓRIA POLITICA DE UBATÃ
O jornalista e escritor Wesley Faustino encontra-se empenhado no projeto de resgate da história política do município de Ubatã. A obra registra desde seus primeiros vereadores, quando o Distrito de Dois Irmãos, atual Ubatã, pertencia a Ipiaú (então Rio Novo), passando nas primeiras Leis municipais, a emancipação política em 1954, até os tempos atuais. São 87 anos de história (1936-2023). O pesquisador cita que Aníbal Azevedo foi o primeiro vereador representante de Dois Irmãos, na Câmara de Rio Novo. Fala do emancipador Sandoval Alcântara que também foi vereador e prefeito em Ipiaú , e traz capítulos de famílias que contribuíram com grandes nomes para a política ubatense.
Nessa linha está a família Silva e seus 21 mandatos. A saga tem início em 1959 com a eleição do comerciante Alberto Rocha e Silva (Beto Silva) que marcou presença em três legislaturas e também foi vice-prefeito de Ubatã. Da mesma família aparecem no cenário político local Jalmiro Rocha e Silva, Androsil Rocha e Silva e o engenheiro agrônomo Paulo Silva que se elegeu vereador por seis mandatos, tendo sido presidente da Câmara em alguns deles. Atualmente, Paulo Silva se encontra no segundo mandato de vice-prefeito. Ele também exerceu um breve mandato de prefeito. Jalmiro Rocha e Silva, conhecido como Bia Silva, foi prefeito de Ubatã no período de 1968 a 1971. Androsil Rocha e Silva foi prefeito em duas ocasiões, tendo, em uma delas, como vice o seu irmão Beto Silva.
OUTROS DO CLÃO clã dos Silva também produziu a vereadora Joilda Silva, esposa de Paulo Silva, e o advogado Paulo César Silva e Silva Junior, filho do casal. Tem ainda o vereador Vado Alexandrino, filho de Androsil, e a advogada Simone Silva que pela segunda vez, alcança a primeira suplência no legislativo ubatense.
O PESQUISADORWesley Faustino é especialista em Gestão Pública e Gestão Ambiental (Uneb) e ex-vice-prefeito de Ubatã. Ocupou diversos cargos de relevância nas esferas municipal, estadual e federal. Foi Chefe de Gabinete na Câmara de Vereadores de Salvador, atuou nas secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia do Estado (Secti); Agricultura e Pecuária (Seagri); Meio Ambiente (Sema); e outros em empresas públicas da Bahia e do governo federal. Agora, Faustino se debruça nessa importante pesquisa sobre a história política do município de Ubatã. É como diz a estrofe do hino ubatense: “Teu passado e presente, Ubatã, te asseguram porvir venturoso”. Sendo assim está por vir uma obra grandiosa.
*Coluna produzida por José Américo Castro