Moradores de Ipiaú foram surpreendidos na manhã dessa quinta-feira (29), com um novo aumento no preço da gasolina. O litro do combustível em alguns postos começaram a ser vendidos a R$ 6,28. Até a quarta-feira (28), custava em média R$ 5,89.
O aumento, ainda sem justificativa, ocorre coincidentemente no mesmo dia que se inicia os festejos de São Pedro, momento em que a cidade deve receber um grande número de veículos provenientes de outras cidades do estado.
Suspeita-se que o aumento seja consequência do fim da validade da medida provisória (MP) 1.157/2023, que fixava alíquotas menores de impostos federais, na quarta-feira (28), já que não foi votada pelo Congresso. Com isso, voltam a ser integrais as contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
O reajuste rápido tem sido alvo de muitas reclamações, inclusive nas redes sociais, visto que em outras cidades da região o preço continuava inalterado até o final da tarde dessa quinta-feira. “Quando aumenta o combustível, os postos de Ipiaú, trocam logo os preços. Já quando cai o preço passado pela refinaria, o reajuste ao consumidor só ocorre dias depois”, comentou um motorista.
A Acelen, responsável pela administração da Refinaria de Mataripe, na Bahia, informou não ter influência sobre reajustes em decorrência de impostos federais nos preços de combustíveis, já que eles são aplicados em todo o país. A proprietária da Refinaria de Mataripe acrescentou que, nesta semana, os preços da gasolina e do diesel sofreram reduções de 5,3% e 4%, respectivamente. (Giro Ipiaú)