O escritor ubatense Rodrigo Dias, autor de livros lançados no Brasil e em diversos países, lançará; “As Cartas da vovó Irene” em Salvador, no dia 31 de agosto na livraria Leitura no Shopping da Bahia às 18:30h, receberá seus leitores, familiares e amigos para o lançamento de seu 4º livro. Dias é Diácono Permanante da Diocese de Ilhéus, filósofo, especializado em Releitura Popular e Hermenêutica pelo Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos – CEBI de Recife-PE.
Segundo o escritor, “As Cartas da vovó Irene” é um livro infantil, mas aberto a todas as idades. “Gostaria de destacar três realidades que livro aborda: primeiro, a família de Irene tem cor; é negra em um tempo marcado por muito preconceito e racismo. Isto é uma maneira de fomentar o protagonismo de negros e negras na Literatura. Depois, o resgate das relações afetivas: as férias dos netos de Irene em sua casa também são uma forma de valorização da família, dos vínculos. E por fim, o diálogo por meio de cartas enquanto tesouro afetivo da imortalidade da escrita. Penso que estes temas se articulam, no livro, criando no leitor um olhar para o futuro de possibilidades.” – explicou Rodrigo.
Dias é autor de textos em obras coletivas. Em “Construindo o Saber”, da Editora Múltipla 2006, São Paulo, escreveu “Onde Você Mora?”. Contribuiu com a edição da revista por “Trás das Palavras”, em agosto de 2005, pela Editora Contexto, São Leopoldo – Rio Grande do Sul; publicou artigos na revista Mundo Jovem e participou da semana literária da UNEB, em Ipiáu-BA, nos anos de 2006, 2010 e 2011 como conferencista. Em 2015 realizou conferencia na Universidade de Bolonha- Itália, em 2016 realizou conferencia na embaixada do Brasil em Angola e 2017 na embaixada do Brasil em Oslo na Noruega e em 2018 foi convidado da RFI em Paris para uma entrevista, 2022 teve seu livro traduzido pela Universidade do Chile em Santiago e 2023 realizou uma Conferencia na Universidade de Salamanca na Espanha.
Quanto às obras literárias e experiências internacionais
O primeiro livro publicado por Rodrigo entitula-se “Betânia: A Casa da Festa”.Trata-se de uma releitura teológica do Evangelho de João que centraliza a casa como espaço da acolhida em contraponto aos grandes templos. O segundo livro publicado, “Crônicas para o Meio Dia”, cria um menu, um pretenso cardápio, uma coleção de crônicas que sugere ao leitor não apenas uma relação de simples leitura, mas alimentar-se da leitura popular. Seu terceiro livro, “Em tempos de E-mail, Cartas para Irene”, foi lançado na Feira Internacional em Turim, na Itália, em 2015.