A Comissão Especial de Proteção dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil, Subsecção Ipiaú, com apoio da Policia Militar, realizou na quinta-feira (20) mais um resgate de animais domésticos vítimas de maus-tratos.
Desta vez a ação contou com a participação das protetoras independentes Patrícia Farias e Neide Pereira ,e aconteceu no bairro Dois de Dezembro, onde dois cachorros da raça pastor alemão, se encontravam amarrados ininterrompidamente, eram constantemente espancados e estavam em alto grau de desnutrição.
O fato foi denunciado à radialista Neide Pereira, que, na condição de protetora independente, tratou de mobilizar as autoridades competentes para que desenvolvessem a ação. Temendo represálias por parte do agressor, os denunciantes preferiram se manter no anonimato. Segundo as denúncias, os animais eram espancados pelos motivos mais fúteis, até mesmo para que defecassem. O tutor dos animais foi conduzido até a delegacia para esclarecimentos. Os animais resgatados foram encaminhados para Scooby Hotel e estão disponíveis para adoção.
Após o resgate foi feito um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil que adotará as medidas necessárias para a abertura de um inquérito. Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada de um terço a um sexto. (Giro/José Américo Castro)