Moradores de loteamentos e um condomínio no distrito do Japomirim, às margens do rio de Contas, reclamam da grande quantidade de animais de grande porte, como cavalos, burro e até bovinos, perambulando na via de acesso à estas localidades a partir da área urbana. O problema oferece uma série de incômodos a todos que por ali transitam, sobretudo aos motoristas, motociclistas e ciclistas.
Os riscos de acidentes são iminentes, pois muitas vezes os animais saem repentinamente do matagal às margens da pista e surpreendem os condutores dos veículos. Nas noites em que se verifica neblina ou cerração, a situação ganha maior gravidade. Nas ruas do loteamento Luís Paulista os animais também são observados pastando na vegetação.
Diante dos transtornos, os moradores reivindicam providencias por parte da Prefeitura de Itagibá, através da sua unidade no distrito. “É necessário que as autoridades competentes busquem logo uma solução para o problema. Todos os dias encontramos animais de grande porte pastando tanto no loteamento e nos acostamentos da estrada. Diante disso sinto que minha vida corre risco”, salientou uma moradora de um loteamento.
Ela lembra que é da competência da Prefeitura desenvolver as ações de fiscalização e apreensão de animais soltos em vias públicas da área urbana do município, pois além de evitar danos ao patrimônio público, previne riscos à saúde e integridade do ser humano, assim como do próprio animal. (*Redação / Giro Ipiaú)