Giro Ipiaú

Na Mira da Notícia – por José Américo Castro

SEMANA DE LITERATURA NO APROVADO

Aconteceu no último sábado, 22, a culminância da Semana de Literatura do Colégio Aprovado. O evento foi marcado por apresentações temáticas de ginástica que trabalham a parte corporal e artística. As apresentações, realizadas pelos estudantes das turmas do 9º ano, 1ª série e 2ª série foram supervisionadas pela professora Lorruama, da disciplina de Educação Física. Neste ano, os temas das apresentações foram “Umbrella Academy” (turma 9º ano-1), “Percy Jackson” (turma 9º ano-2), “Jogos Vorazes” (turma 9º ano-3), “A Fantástica Fábrica de Chocolates” (turma da 1ª série ensino médio-1), “As Crônicas de Nárnia” (turma da 1ª série do ensino médio-2) , “Alladin” (turma da 2ª série do ensino médio -1) e “A Dama de Copas” (turma da 2ª série do ensino médio-2).

Foi uma noite musical que contou com muita ginástica corporal, música e coreografias, além de figurinos e enredos encantadores. O diretor Etiene Paulo resumiu a noite como sendo “um momento encantador, onde a arte se torna um meio de promover aprendizados para nossos estudantes e encantamento para toda comunidade. “Eu parabenizo nossos estudantes, primeiro porque é algo que sei que eles batalharam muito para construir e, esse mérito, por si só, já é grandioso. Mas, também os parabenizo porque, em vários momentos, eu me esqueci que estava dentro de uma escola, me senti envolvido e transportado pela arte, numa sensação maravilhosa, indescritível, típica de uma boa peça de teatro ou de um bom filme. O que eles fizeram foi mágico e tenho certeza que impactou muito as pessoas que assistiram”, concluiu o diretor. (Com informações do Aprovado e fotos da Maré).

COM A PLACA DO RECONHECIMENTO
Legitimadas Cidadãs Ipiauenses pelo amor que tem a esta cidade e pelo reconhecimento e gratidão do povo, oficializado por unanimidade dos membros da Câmara Municipal. Argumentos contrários já não convencem. Laryssa Dias e Maria das Graças, queridas conterrâneas, exibindo a placa do reconhecimento que o município lhes concedeu.

CAPÍTULO DE AFONSO

Neste sábado, 29, às 17h, acontece na Livraria Lucem do Shooping Parque Bahia, em Lauro de Freitas, o lançamento da obra jurídica “Direito Tributário e Financeiro V”. No livro consta um capitulo do advogado ipiauense Afonso Mendes em parceria com a Professora Camila Sobral. O texto relata sobre a importância da decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu o direito dos Municípios na retenção do Imposto de Renda das prestadoras de serviços e bens ao ente público.

IRRADIANDO ALEGRIA

A alegria do garoto Bernardo, de 8 anos, na família é simplesmente contagiante. Seus olhos brilham com uma energia pura e sua risada é como música aos ouvidos dos pais, tio, avós (Júlio e Leide) e todos que tem o prazer de conviver com ele e de ao menos conhece-lo. A cada dia, essa pequena fonte de felicidade tem mostrado o verdadeiro significado da vida e da importância de apreciar os momentos simples em família.

NIVER DE VANESSAA médica veterinária Vanessa Fonseca comemorou, no último domingo, 23, mais um aniversário do seu nascimento. Na oportunidade recebeu muitas mensagens de parabéns e felicitações, além do carinho do seu amado companheiro, o médico José Luís Franco Ramos Costa, atual prefeito de Barra do Rocha. Ao lado da loira, o excelente gestor também vibra com o bom momento do Botafogo, seu time do coração.

SARAU DO COLETIVOAcontece neste sábado, 29 de julho, o III Sarau do Coletivo, evento cultural, colaborativo e itinerante. Esta edição terá lugar na Praça do Honório no Bairro Euclides Neto a partir das 18h, com a coordenação da Associação e Projeto Mão Amiga. Dentre as atrações confirmadas constam Nana Meduzza, Boi Estrela e Mulinha de Ouro, Capoeira Águias Acrobatas, Carol Souza e Adriano Ryos, Quadrilha Junina Arrasta Pé, além de uma exposição do artista plástico Aiala, uma Feira de Artesanato e um Festival de Caldos. O evento é promovido pelo Coletivo Cultural de Ipiaú juntamente com a Associação e Projeto Mão Amiga, AMCHAC, Grupo da Terceira Idade de Bem com a Vida, Coletivo de Arte e Cultura (CACI), Grupo de Apoio as Pessoas com Câncer e a Casa da Cultura de Ipiaú (CACUIP).

BATIZADOSFoi no dia 25 de junho, no Núcleo Amor Divino, UDV, a cerimonia de batizado dos garotos Bernardo Grave (07 anos) e João Gabriel (09 meses). Os padrinhos de João Gabriel, filho do casal Herbeth Oliveira e Fernanda Alves, são Daniel Silva Araújo e Guerda Grave Oliveira de Araújo. Bernardo, filho de Daniel e Guerda, tornou-se afilhado de Lucio Augusto Corrêa Silva e Jonia Deise Silva Deniz Correia. O celebrante da cerimônia foi o Mestre Representante Carlos Alberto.

LOUVORES MUSICAISUma noite de louvor através da música. Assim foi definido o evento ADORA, ocorrido no último sábado, 22, na Igreja Assembleia dos Santos. O evento se prolongou por cerca de três horas e reuniu mais de 200 cristãos, dentre os quais 36 cantores e instrumentistas de diversas faixas etárias. Destaque para os jovens que direcionam seus talentos em prol da evangelização. O Presbítero Vagno Brito e o Bispo Antônio Carlos agradecem a todos os levitas, obreiros e o público que prestigiou tão significativo momento.

DIÁLOGOS E RELATOS

Neste sábado (29), a partir das 13h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ipiaú, acontece o lançamento da coletânea intitulada “Diálogos e Relatos”. O livro traz histórias de grandes personalidades da história regional e local, e de processos educacionais que influenciam a nossa sociedade. Três escritores de Ipiaú estão nesta coletânea. Vale a pena conferir!

IPIAUENSE NA PLATEIA

Bruno Ferreira Borges de Barros Santana, mais conhecido como Nuno Borges, é um modelo e criador de conteúdos digitais de 25 anos, natural de Ipiaú e membro das famílias Ferreira e Borges de Barros. Ele sempre está participando de plateias de programas de auditórios da Globo SP, SBT e Redetv, a exemplo dos programas da Eliana, Ratinho e Daniela Albuquerque. Recentemente, ele teve a oportunidade de participar do The Noite apresentado por Danilo Gentili.

“Quando recebi o convite para participar de um quadro do The Noite, onde faríamos perguntas para uma sexóloga entrevistada do programa, aceitei de imediato e foi assim que minha primeira aparição em um programa de televisão se deu”, contou o ipiauense. O vídeo do programa exibido essa semana foi ser acompanhado aqui.

CANOAGEMNo último domingo, 23, aconteceu na raia do Rio de Contas, em Ubaitaba, a quarta etapa do Campeonato Baiano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem 2023. A competição, promovida pela Federação Baiana de Canoagem (Febac), reuniu 130 atletas das cidades de Ubaitaba, Maraú, Itacaré, Ubatã, Camamu, São Félix, além do distrito de Taboquinhas. A grande campeã foi a equipe da Associação de Canoagem de Itacaré (ACI) que somou 270 pontos. A segunda colocação ficou com a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), de Ubaitaba, com 220 pontos, enquanto o terceiro lugar coube à Associação Maraúense de Canoagem (AMC) que cravou 130 pontos.

A VOLTA DE MARTINHANa paracanoagem o destaque foi para a ipiauense Martinha Ferreira que concorrendo pela ACI venceu a prova dos 200 metros KL2, modalidade que utiliza força dos braços e tronco para impor velocidade no kayak. Ela voltou às raias após um longo período distante das competições. Em 2010, Martinha conquistou a Medalha de Ouro na categoria K-1 200m TA e uma prata nos eventos K-1 200m LTA, no Campeonato Mundial, em Posnânia, na Polônia.

LUCIANA COSTAQuando se trata de canoagem não podemos deixar de mencionar o nome de Luciana Costa, atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, presidente da ACC – Associação Cacaueira de Canoagem e Coordenadora do Projeto Remando em Águas Baianas. Como atleta ela brilhou em competições internacionais, tendo conquistado um bronze, ao lado de Camila Lima no C2 500 metros na Polônia, e inúmeros títulos estaduais, nacionais e sul-americanas. É a primeira mulher a assumir uma gestão da canoagem onde o ambiente era totalmente masculinizado.

50 ANOS LAVANDO CARROS
Antônio Alves da Silva, o popular “Cara Véia”, 70 anos, nascido na região dos Bois, zona rural de Ipiaú, ganha a vida lavando carros. Para concorrer com as empresas especializadas nesse serviço e com os instrumentos manuais produzidos pelos avanços tecnológicos, ele não pode vacilar. Na hora da lavagem tem que ficar atento a todos os detalhes da higiene do automóvel. Balde de água, flanela, produtos apropriados e muita técnica no manuseio. O serviço que se estende por mais de uma hora é essencial para ajudar a proteger a pintura de manchas e riscos, mas também se processa no interior do veículo. Ele deixa o carros nos trinques. Brilhando, cheiroso, bonito. Por também entender de mecânica não comete nenhum erro na parte elétrica.A tarefa de lavar carros em domicilio já completa 50 anos, meio século. Cara Véia perdeu as contas de quantos automóveis já receberam os lustres do seu talento. Foram milhares, de todas as marcas e tamanhos. Até caçambas, caminhões, ônibus. Os primeiros na sua trajetória profissional foram os antigos jipes e as utilitárias rurais. A freguesia nunca lhe falta. Tem dias, sobretudo aos sábados, que lava até 10 carros. Cada lavagem lhe rende de 25 a 30 reais. “Dá para o gasto” assegura. A renda obtida soma-se ao benefício da aposentadoria por idade.

Ele mora na rua principal do “Sitio do Picapau” e é casado, há 12 anos, com dona Roselita de Jesus Santos. Diz que tem 11 filhos, decorrentes de relacionamentos anteriores, e revela que o apelido lhe foi dado por “Robalo” um motorista aposentado muito conhecido em Ipiaú. Existia outro “Cara Véia” em Ipiaú, mas Antônio sempre evitou comparação com o dito. Com o resultado do seu trabalho “Cara Véia” comprou um carro. O Pálio 2010 é patrimônio que ele tem o maior cuidado e lhe serve para atender mais rapidamente os chamados dos clientes.

*Coluna produzida por José Américo Castro