Aconteceu na tarde do último sábado, 29 de julho, no Salão do Plenário da Câmara Municipal de Ipiaú, o lançamento do livro “DIÁLOGOS E RELATOS” de história, de processos laborativos, educacionais, culturais e memórias, na perspectiva regional e local”. A obra tem o selo da Mondongro, editora estabelecida na cidade de Itabuna.
A coletânea organizada pelos professores Paulo Roberto Nogueira Silva e Heloisa Tourinho Monteiro, reúne pesquisas decorrentes dos Trabalhos de Conclusões de Cursos (TCCs) de alguns alunos egressos das licenciaturas em Pedagogia e História, ofertados pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, no polo da Universidade Aberta do Brasil(UAB), em Ipiaú.
Os sete capítulos do livro trazem histórias e memórias de personalidades, instituições, municípios, esportes, processos laborativas e educacionais, conforme cita a professora Geni Souza Zaidan Nassari, coordenadora do polo UAB/Ipiaú. As fontes das pesquisas foram buscadas em Ipiaú, Aiquara, Gongogi, Ubaitaba, Jequié e Lafaiete Coutinho.
O primeiro capítulo, resultante de uma pesquisa dos historiadores ipiauenses Samio Cassio, Albione Souza e Alexandre Ferreira, apresenta dados biográficos de Jorge Oliveira Santana, o “Jorge Pato” e a sua relevância para o futebol no município de Ipiaú na década de 1970, buscando compreender como os aspectos raciais, econômicos e sociais marcaram a trajetória de um dos maiores centroavantes da história do futebol intermunicipal do Estado da Bahia e impediram a sua ascensão no futebol nacional. (Giro/José Américo Castro)