Representando Ipiaú a Associação de Capoeira Arte Modelo foi um dos destaques do Encontro Mundial Anga Capoeira e Amigos, ocorrido no período de 24 a 30 de julho em Porto Seguro. Dos quatro membros da delegação ipiauense três subiram ao pódio para receberem medalhas alusivas ao bom desempenho no evento nas suas respectivas graduações na capoeira regional.
Michelle da Silva Bispo faturou o primeiro lugar entre as competidoras femininas da terceira graduação. Ian da Silva Rodrigues, quarta graduação, competiu com capoeiristas da sexta graduação e mesmo assim ficou em segundo lugar na modalidade masculino. Situação semelhante ocorreu com Beatriz Bispo Santos que tem a quinta graduação, mas competindo na sexta, obteve o terceiro lugar.
Para participar do encontro mundial em Porto Seguro, a delegação ipiauense, liderada pelo Mestre Buda, contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social que tem como titular Rebeca Câncio, e da Diretoria de Transportes, comandada por Cirlene.
Durante o Encontro Mundial Anga Capoeira e Amigos, os membros da Associação de Capoeira Arte Modelo tiveram oportunidade de interagir com capoeiristas de diversas nacionalidades, inclusive 13 grupos da Europa, assim como participar de oficinas, palestras, apresentações culturais e rodas de capoeira, dentre outras atividades.
Considerada de “Utilidade Pública Municipal”, pela Câmara de Vereadores de Ipiaú, a Associação de Capoeira Arte Modelo, atende crianças e adolescentes pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), através da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social.
Há mais de 20 anos, Mestre Buda, atua no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Suas aulas de capoeira acontecem em um espaço do Terminal Rodoviário de Ipiaú, bem como na Fazenda do Povo e no distrito de Córrego de Pedras. No ano de 2006 ele esteve na Alemanha, Áustria e França, pelo Projeto Segundo Tempo, introduzido em Ipiaú durante a gestão do prefeito José Mendonça.
Na ocasião a então Primeira Dama do município de Ipiaú, hoje prefeita, Maria das Graças era uma grande entusiasta desse programa do Ministério dos Esportes que tinha o objetivo de democratizar o acesso estudantes da Educação Básica, às práticas corporais e esportivas, oferecendo núcleos de esporte educacional e visando o desenvolvimento Integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos no contexto ampliado de escolarização. (José Américo Castro/ Decom Prefeitura de Ipiaú).