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Como evitar “golpe do chip” e consultar se seu CPF está sendo usado em outro celular

Foto: Reprodução
*Por Metrópoles

Usuários podem se prevenir de golpes ao consultar se seus CPFs estão vinculados a linhas de celular de terceiros sem seu conhecimento. Esse cadastro, não autorizado pelos clientes, têm sido um dos artifícios usados por golpistas sobretudo em linhas pré-pagas, cuja abertura é feita somente com um breve cadastro e aquisição de um chip.

Como uma das medidas para prevenir esse tipo de ação, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e algumas das principais operadoras do Brasil mantêm uma base de dados online em que cidadãos podem verificar se seu CPF está ativo em alguma operadora sem autorização.

O Projeto Cadastro Pré-Pago, que existe desde 2020, disponibiliza um site em que clientes podem checar em quais operadoras há uma linha ativa com certo CPF. As operadoras participantes são Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo, com apoio da Anatel. Consulte no site https://cadastropre.com.br/

Como verificar se seu CPF está vinculado a uma linha de celular?

📌 Acesse o site do programa Cadastro Pré-Pago: https://cadastropre.com.br/

📌 Digite seu CPF e clique em “Consultar”;

📌 Prossiga com as etapas de confirmação;

📌 Se houver um CPF com linha ativa, a ocorrência será informada na tela;

📌 Os dados são atualizados a cada 30 dias e novas verificações são recomendadas pelas operadoras;

📌 Somente linhas pré-pagas aparecem na plataforma. Linhas pós-pagas não estão inclusas.

Se um cliente identificar seu CPF sendo usado em uma operadora sem seu conhecimento, pode entrar em contato com a operadora para cancelamento.

Dados de 2020 divulgados pela Anatel na época do lançamento do sistema apontavam que havia no Brasil cerca de 135 milhões de celulares pré-pago (destes, eram três acessos com inconsistências a cada mil cadastros).