A menopausa é definida como o momento em que a mulher experimenta sua última menstruação. Por provocar diversas mudanças hormonais, ela tem relação com o surgimento de sintomas como ondas de calor, secura vaginal, queda de cabelo, irritabilidade e problemas para dormir.
Um estudo recente mostrou que, entre a pré-menopausa e a menopausa, também ocorre a diminuição, em média de 17%, do metabolismo basal (o número de calorias que o corpo queima em repouso).
“Normalmente, a menopausa se estabelece por volta dos 45 anos de idade. No entanto, pesquisas indicam que os sinais e sintomas de diminuição hormonal e da queda metabólica começam a surgir cerca de 10 anos antes da entrada efetiva nessa fase, que é marcada pela falência ovariana”.
Diversos motivos contribuem para isso e um dos principais é: a diminuição dos níveis de progesterona e de estradiol, hormônios que desempenham um papel importante na regulação do processo metabólico.
Uma vez que os músculos tendem a queimar mais calorias em repouso em comparação à gordura corporal, a redução da massa muscular característica do período é outro aspecto que favorece uma alteração no ritmo do metabolismo.
Além disso, vale lembrar que as mudanças hormonais causam uma queda na disposição, comprometendo a prática regular de atividades físicas, que são indispensáveis para cuidar da saúde metabólica.
“Tudo isso pode também afetar negativamente o padrão de sono, resultando em uma menor produção de leptina (hormônio da saciedade) e, consequentemente, incentivando o desejo por alimentos como carboidratos e doces”, acrescenta.
Quer Saber mais e Controlar os Efeitos da Menopausa? Consulte Nutricionista!
Clínica Sempre – Rua Juracy Magalhães, centro de Ipiaú
Telefone (73) 3531 4622 – WhatsApp: (73) 98848 3863