Nesta sexta-feira (06), a Polícia Civil, através da DT de Ipiaú, deflagrou a Operação Héstia e cumpriu, até o final da manhã, 18 Mandados de Prisão Preventiva contra indivíduos de uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas, associação para o tráfico e homicídios praticados na cidade de Ipiaú e região. Segundo a Polícia Civil, a operação deflagrada foi denominada Héstia, pois vários dos alvos eram mulheres da mesma família que participavam tanto do comando como de outras funções no tráfico de drogas.
“As investigações foram iniciados há cerca de um ano e durante o curso dos trabalhos foi possível elucidar o homicídio de Ítalo Batista, ocorrido no ano de 2021, e o mandante do homicídio de Ronaldo Freire Menes, também no ano de 2021, bem como a função de cada integrantes do grupo na comercialização de entorpecentes”, destacou o delegado Isaias Neto.
Na mesma ação foram cumpridos 26 (vinte e seis) Mandados de Busca e Apreensão dos alvos investigados, sendo apreendidos diversos celulares e a quantia de R$ 15 mil. As ações foram realizadas nas cidades de Ipiaú, Maraú, Maraú, Camamu, Itacaré e São Paulo.
“As prisões também foram realizadas no Presídio Regional de Jequié e em uma unidade Prisional do Estado de São Paulo, pois as investigações realizadas identificaram que mesmos custodiados os detentos envolvidos com o grupo criminoso continuavam a exercer influência no tráfico de drogas na cidade de Ipiaú”, completou o delegado.
Participaram dessa fase da Operação, além das unidades da 9ª Coorpin de Jequié, equipes das Coordenadorias de Itabuna, Ilhéus, Itapetinga, Valença e Vitória da Conquista, bem como o CATI/SEDE – DEPIN.