A leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, pois tem uma série de benefícios importantes para o seu crescimento intelectual, emocional e social. Nesse dia das crianças o Giro traz uma reportagem muito legal que está acontecendo aqui pertinho na cidade de Uruçuca.
Um clube do Livro tem atraído crianças, adolescentes e até os adultos. A ideia surgiu no final da pandemia de uma mãe, que ao buscar estratégias para vencer aquele momento com sua filha, viu nos livros a porta viajar através das histórias.
Sara Oliveira é servidora pública e cidadã ipiauense, mas por conta do seu trabalho, reside com sua família há 8 anos na cidade de Uruçuca, Sul da Bahia. Segundo Sara, idealizadora e coordenadora do projeto, foi no final de 2021 que o movimento da leitura surgiu, mas só começou de fato em 2022 com apenas 4 crianças colegas de sua filha. Ela convidou poucas crianças que ainda usando máscaras iniciaram o Clube em sua casa
Dentro da programação as crianças escolhiam um livro, do próprio acervo da filha de Sara, a Keren Apuc, e levava para a casa trazendo-o no mês seguinte. As histórias lidas eram compartilhadas com o grupo e vários foram temas abordados, como: bullying, respeito, uso das tecnologias… dentre outros assuntos relacionados a faixa etária das crianças. Após o momento de leitura, fazíamos um lanche e brincadeiras coletivas direcionadas.
A notícia do Clube logo se espalhou pela cidade chegando e a casa de Sara já não cabia mais tantas crianças, então, fomos convidados pelo IF Baiano para ocupar o espaço da Biblioteca do campus, hoje, nosso maior parceiro do Clube.
Ao chegar no IF Baiano o projeto se expandiu para o maior números de leitores, atualmente, o clube contempla as crianças de 02 a 12 anos, com divisão de turmas por sábados.
Cada Sábado tem um tema específico e adaptado para cada faixa etária, além de ações sociais e encontros com as famílias, o clube vem fortalecendo os vínculos e ampliando também os encontros para o público adulto.
Segundo Samanta Guida, “O clube do livro surgiu de uma maneira bem lúdica na vida do meu filho mais velho, Ian, hoje com 11 anos, na época ele tinha 09 anos, agregando o gosto pela leitura, e na vida da minha filha mais nova Antonela, hoje com 3 anos, que por sinal é fã de todo o processo do Clubinho do livro, ela conta o que aprendeu em casa, relembra as informações passadas e faz memórias afetivas, assim como eu, Samanta, também no Clube para Adultos, vamos tentando moldar uma rotina literária… Só temos sentimentos bons sobre o Clube e tudo o que envolve o projeto.
Para Luise, 12 anos integrante do Clube “O clube do livro , é um lugar onde podemos conviver , brincar e aprender com mais crianças e adultos, é a oportunidade perfeita para que possamos nos divertir longe das telas. Lá também podemos aumentar o vocabulário, se apaixonar pela leitura e fazer novos amigos. Amo o clube e indico para todos tenho muito carinho por todos lá.
Maria, também falou um pouco sobre a representação do clube na vida dela. “Meu nome é Maria Ana eu tenho 12 anos e eu participo do grupo maior do clube do livro. É o momento do mês muito importante para mim porque o clube do livro me faz sentir acolhida, além da parte de explicar o livro que li, a gente se diverte. É um momento de descontração mas um momento que você aprende muitas coisas novas. Eu sempre digo que mesmo os livros fictícios dão novos ensinamentos de todas as matérias para gente não só os livros mas aquela interação entre os colegas também. Eu participo desde o primeiro clube do livro e é uma coisa que eu amo muito desde já. Porque antes era só com um grupo menor, mas agora é um grupo grande. Às vezes a gente ouve palestras sobre coisas um tanto que interessantes como o chocolate, a educação financeira e até alguns autores regionais de livros já foram lá. Tia Sara é uma pessoa muito boa e Keren também; elas fazem questão de que todo mundo se sinta acolhido e fazem muito bem isso.”
Segundo o Coordenador de Ensino do IF Baiano campus Uruçuca, Joaquim José Júnior, “Vejo o Clube do Livro como uma importante ação para a formação integral do ser humano, uma vez que promove e estimula múltiplas habilidades, tais como, a criatividade, a imaginação, a capacidade de abstração, a expressividade, entre outras. E isso tem tudo a ver com o que o IF Baiano propõe: ofertar uma educação voltado ao desenvolvimento humano, social, econômico, cultural, tecnológico e científico para os cidadãos e cidadãs. O livro acaba sendo uma ferramenta para que esses aspectos sejam alcançados, especialmente através de atividades integradas é bem coordenada, tal como a do Clube do Livro.