As cidades de Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Itabuna, Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe tem o abastecimento de água contaminada por um ‘coquetel’ de 27 ‘coquetel’ de 27 agrotóxicos. Segundo matéria do Correio 24horas, as informações são resultado de um cruzamento de dados realizado pela Repórter Brasil, a partir de dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, com testes feitos em 2022.
Apesar dos indicativos de contaminação, a maioria dos exames feitos na água dos municípios identificou uma concentração dentro do limite considerado seguro pelo Ministério da Saúde para cada tipo de substância de maneira isolada. Isso significa que a presença em uma amostra não necessariamente acarreta problemas para a saúde, embora a interação entre os diferentes pesticidas preocupe.
O professor Roberto Márcio Souza chama atenção para a necessidade de uma política de solução no que tange o abastecimento de água para as populações atingidas, seja por meio da substituição da água contaminada ou com um plano a longo prazo de análise dessas águas de abastecimento.