Giro Ipiaú

Coluna na Mira da Notícia – por José Américo Castro

EM HOMENAGEM À MULHER IDOSA“Olha estas velhas árvores, mais belas do que as árvores moças, mais amigas. Tanto mais belas quanto mais antigas. Vencedoras da idade e das procelas…

O CENTENÁRIO DE DONA CÂNDIDAO verso do poema Velhas árvores, de Olavo Bilac, define a beleza da longevidade e cabe bem na trajetória existencial de dona Cândida Ribeiro Novaes que no último dia 6, deste mês de outubro de 2023, inteirou 100 anos de vida. Um século. A data foi comemorada por parentes e amigos na Fazenda Jaguarão onde o padre Bruno Nascimento, da Paróquia de São José Operário, celebrou uma missa em ação de graças, na capela que o neto Glauber Tannus construiu para ela fazer suas orações.Dona Cândida nasceu na Fazenda Providência região do Vapor, município de Ubaitaba, antiga Itapira, em 1923. Foi casada com o fazendeiro Catarino Tannus, concebeu três filhos que lhes deram cinco netos , oito bisnetos e dois tataranetos. Dos filhos apenas vive Adenora, esposa de Julião , pais de Jorgina de Cássia, Isabel Cristina, Ana Claudia, Júlio Cleber e Glauber. Há 63 anos dona Cândida anos reside em Ipiaú, na Rua Tomé de Souza. É devota de Nossa Senhora da Conceição, dorme e acorda cedo, come de tudo até “mocotó”.

Curte programas católicos na televisão, reza o terço todo dia e tem uma memória privilegiada. Diz que o segredo da longevidade “é dormir bem, comer bem e não brigar com ninguém”. Agradece a Deus pelo longo tempo de vida e a ele atribui o quanto tem ainda a viver. Bem humorada, confessa que não quer ir tão cedo pois muita coisa ainda que olhar nesse mundão da Terra.

DONA DINA CHEGANDO LÁEdna Silva Almeida, mais conhecida como “Dona Dina”, chega aos 100 anos no próximo dia 6 de novembro. Ela é natural de Barra do Rocha e reside em Ipiaú desde criança. Foi casada com José Pinheiro de Almeida, mais conhecido como “Zeca Pinheiro”, teve nove filhos, dos quais seis estão vivos, goza de boa saúde e excelente memória. Tem sensibilidade artística e realiza obras artesanais com muito carinho e dedicação. Com certeza o aniversário dos 100 anos do seu nascimento será bem comemorado.

FELIZARDA 9.0Os 90 anos de dona Felizarda Felix de Menezes, ocorridos no dia 12 de outubro foi comemorado em dois momentos: uma Missa em Ação de Graças, celebrada pelo Padre Bruno, na Igreja de São José Operário, no dia 15, e uma confraternização familiar no Sitio Boa Sorte, dia 22. Viúva do saudoso Barnabé Bernardino dos Santos, dona Felizarda é matriarca de um clã de 15 filhos, 21 netos, 14 bisnetos e 01 tataraneto. Ela é natural de Ipiaú e apesar de nove décadas de vida, mostra-se com aspecto jovial. Nasceu em 1933, ano em que Ipiaú conquistou a sua Emancipação Política.

TIA LOURA 102
Na sequência das homenagens às senhoras longevas, neste mês dedicado aos idosos, lembramos que na última terça-feira, dia 24 de outubro, a idosa Laurentina Maria dos Santos, mais conhecida como “Tia Loura”, inteirou 102 anos de boa existência. Ela é irmã de dona Felizarda. Cheia de alegria a secular aniversariante reconheceu o momento como uma dádiva divina. Emitiu energias positivas para os familiares e amigos e se disse uma mulher vitoriosa. Para ela o real sentido da vida é praticar o bem. “Quem planta flor, colhe flor!”

VENCEDOREdilson Alves, mais conhecido como João Grilo, foi o ganhador do Festival Anual da Canção Estudantil, etapa territorial, realizada no dia 11/10 na cidade de Jequié. A conquista se deu com a interpretação da musica reggae “Liberdade”, composição da sua autoria que vai representar o Território do Médio Rio das Contas na final do festival, prevista para segunda quinzena de mês de dezembro, na Fonte Nova, em Salvador. Deficiente visual, João Grilo é estudante do CAPI de Ipiaú e do sétimo semestre do curso de história da UNEB-Campus 21, sediado em Ipiaú.

HOMENAGEADAA professora Isabel Cristina Lima Dias Alves, diretora do Campus XXI da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) foi agraciada com o “Prêmio Uneb Reconhece-40 anos”. A honraria concedida a personalidades civis e políticas que se destacaram pela atuação, construção de parcerias e contribuição para a consolidação da universidade em todos os 27 territórios de identidade do estado da Bahia, foi entregue à professora Isabel na tarde da última sexta-feira, 20, no Campus II em Alagoinhas. O professor Otávio Assis, ex-diretor do Campus XXI também foi Núcleo Evangélico Soldados de Cristo. Na foto que ilustra esta nota a professora Isabel recebe a premiação das mãos da professora Rosane Vieira – Pró-reitora de Extensão da UNEB.

SOLDADOS DE CRISTONo último dia 26 de setembro, o Núcleo Evangélico Soldados de Cristo (NESC) realizou seu primeiro culto na Sede Provisória da 55ª CIPM. O evento contou com a presença de policiais militares, incluindo o Comandante da Unidade, Major Dalmo Porto, além de diversos policiais que então estavam acompanhados de seus familiares. O culto foi conduzido pelos próprios policiais e teve a participação especial da Pastora Eraide França, que ministrou a palavra da noite. Durante o culto, os presentes puderam desfrutar de momentos de louvor, oração e ministração da Palavra, que trouxeram esperança e conforto aos corações. A iniciativa foi promovida pela Primeira Igreja Pentecostal Deus do Impossível, tendo como organizador o SD PM Deyvid Paiva.

COMUNHÃOEsse evento proporcionou um momento de comunhão e fortalecimento espiritual para os participantes, consolidando a união entre a fé e a profissão na vida dos policiais militares. O NESC demonstra a importância da espiritualidade no ambiente de trabalho e na vida cotidiana, oferecendo suporte emocional e religioso aos membros da corporação.

DESTAQUEO Vereador Ivonilton Oliveira será agraciado com o prêmio DESTAQUE 2023, promovido por Tito da Cruz. A solenidade ocorrerá na noite dia 28 deste mês na AABB. Essa premiação é um reconhecimento pelo seu trabalho incansável que o edil dedica em prol da população de Ipiaú. Ivonilton aproveitará esse momento especial para prestar uma merecida homenagem à democracia e à rica cultura da nossa terra, valorizando as tradições e o patrimônio cultural local. Parabenizamos o vereador Ivonilton Oliveira por essa conquista significativa e desejamos sucesso em sua jornada de representação política.

PALESTRANo último dia 18, o jornalista e publicitário ipiauense Marcel Hohlenwerger proferiu palestra para os estudantes, professores e egressos do curso de Publicidade e propaganda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A explanação teve como tema “Desafios e Importância da Comunicação no Interior,” e foi bem recebida pela atenta platéia. Marcel também compôs o júri para a escolha do selo comemorativo dos 10 Anos do Curso de Publicidade da UFRB. Marcel é conselheiro do Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia (Sinapro-Ba) e diretor da agência Maré Comunicação Integrada. Ele reside em Ipiaú e é membro de família tradicional deste município.

PAULO CABRALO caráter, a índole, o profissionalismo e a seriedade do advogado Paulo Cabral Tavares são motivos de honra para o município de Ubatã e toda a advocacia baiana. Ele foi vice-prefeito deste município e é muito querido no subsecção Ipiaú da Ordem dos Advogados do Brasil.

CONVIDADOO ubatense Rodrigo Dias foi convidado para participar, em Roma, na Itália, em abril de 2024, de um encontro para discutir sobre o Diaconato na América Latina. Dias é Diácono da Igreja Católica e também autor de quatro livros.. O encontro reunirá diáconos de várias partes do mundo, a exemplo do Rio de Janeiro, Guatemala, Salvador, Cuba, Bogotá, Cidade do México. Ainda no encontro, em Roma. Rodrigo Dias fará a apresentação de sua última obra literária. O convite para o encontro foi assinado por Enzo Petrolino, Presidente dos Diáconos da Itália. (Com informações do site Ubatã Notícias.

PROJETOS APROVADOSA jovem ipiauense Indiana Melo, estudante do Curso de Engenharia Agronomia na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, teve dois projetos aprovados na nona edição da Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (IX RECONCITEC), cujo propósito foi celebrar a pluralidade das ciências e visou a difusão e o estímulo do debate acerca das atividades científicas, extensionistas, tecnológicas, de internacionalização e permanência qualificada desenvolvidas em âmbito nacional e especificamente na região do recôncavo baiano. Os projetos foram: “A transição agroecológica por meio na produção de alimentos por meio da assistência técnica no Município de Ipiaú” e “Assistência Técnica pra mulheres rurais: Uma ferramenta para identidade, protagonismo e empoderamento”. Ambos foram avaliados pela professora Drª Cintia Armond.

INTERNACIONALO estudante Alan dos Santos de Jesus, do curso de Letras/Português do Campus XXI da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), foi aprovado para participar do intercâmbio internacional, na Universidade Federal de Lisboa, em Portugal. Ele participou da seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade e Intercâmbio Internacional de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação, organizado pela Secretaria Especial de Relações Internacionais( Serint) da Uneb.O jovem discente tem uma boa trajetória acadêmica, reside na região do Burí, zona rural do município de Dário Meira, tem 23 anos, e deverá cursar em Portugal as disciplinas de Letras, Língua Portuguesa e Literatura. Para ele “estudar fora do país parece até coisa de novela, mas realmente está acontecendo, é uma realidade”. Alan recorre à solidariedade das pessoas e boa vontade para custear as despesas de viagem. A sua chave pix para doações de qualquer valor é: [email protected]

PRAÇA TEM NOME DE AMÉRICO PINTORA praça que a Prefeitura Municipal de Ipiaú construiu em frente ao Parque de Exposições José Thiara, e foi inaugurada pela prefeita Maria das Graças, recebeu o nome Américo Oliveira da Silva, o saudoso “Américo Pintor”. A homenagem foi assegurada através de um Projeto de Lei do vereador Edson Marques, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal. Américo fez história tanto pelo excelente manuseio com os pinceis, mas também como percussionista, organizador de charangas que animavam torcidas e campanhas política.Tranquilo, festeiro, criativo e bom amigo, Américo Pintor era natural de Ipiaú, residia na Avenida São Salvador, torcia para o Vasco da Gama e para o Esporte Clube Bahia e tinha devoção por São Roque, padroeiro da comunidade católica deste município. Nos períodos carnavalescos reforçava a percussão da Banda Joedson e nas campanhas eleitorais estava sempre animando o “pé de palanque” de alguma facção política, embora tivesse preferência pelo velho MDB de Euclides Neto e Hildebrando Nunes Rezende. Tinha ainda o talento de bom massagista.

Era sogro do saudoso ex-vereador João Manga. Sua charanga também fazia a festa na arquibancada do Estádio Pedro Caetano, incentivando a Seleção de Ipiaú nas disputas do Campeonato Intermunicipal de Futebol. Senhor dos pincéis, Américo não se limitou à pintura de paredes. Desenhava letreiros e tinha momentos de designer e publicitário.

*Coluna produzida por José Américo Castro